16 de Outubro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Dia Nacional do Surdo é comemorado na Escola Clybas em Assis

Escola comemora a data há cerca de 10 anos

Setembro foi escolhido pela comunidade surda para comemorar e relembrar a luta por direitos. Por isso, o mês está repleto de datas importantes para a comunidade, como por exemplo o Dia do Surdo. No Brasil, o dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857. A principal pauta é a educação dos surdos e a criação de Escolas Bilíngues para o ensino da Libras.

A cor azul foi escolhida pois, durante a II Guerra Mundial, como os judeus que eram marcados com uma estrela de Davi em suas roupas, todas as pessoas que possuíssem algum tipo de deficiência, deveriam levar no braço uma faixa azul, para serem facilmente identificados pelos nazistas – e isso também era mandatório aos surdos.

Uma herança triste, mas que dá força à luta dos surdos em todo o mundo. O azul turquesa também foi escolhido por ser uma cor viva e vibrante, que representa o orgulho surdo e a cultura riquíssima que existe na comunidade. É uma cor que não se esconde, nem se apaga, mas que brilha com orgulho – como os surdos em relação a sua cultura e sua língua.

A Escola Clybas, de Assis, comemora o Dia do Surdo há cerca de 10 anos. Até o ano passado o evento era comemorado no Programa Escola da Família, que era aberto à toda comunidade. Com o fim do programa, não se poderia deixar de lado essa causa tão nobre. Sendo assim o evento ocorreu no dia 26 de setembro, no período de aula, com as salas em que estão matriculados alunos surdos e com deficiência auditiva.

Os alunos foram reunidos no anfiteatro da escola, com a parceria dos professores interlocutores de libras Juliana Del Gobo Monteiro, organizadora do evento, Andreia Zundt e Iolanda Hieger- também intérpretes de libras da escola.

Confira as fotos:



Divulgação
+ VEJA TAMBÉM