19 de Outubro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Ivete Sangalo toca bateria no Rock in Rio e inspira pessoas a aprenderem instrumento

Professor Sérgio Garcia, de Assis, dá dicas para quem quer começar a prática

Divulgação

No primeiro final de semana do Rock in Rio, o público foi ao delírio com a apresentação da cantora Ivete Sangalo. Muitos esperavam uma entrada marcante da cantora baiana, mas ela surpreendeu ao começar o show em uma estrutura elevada e, detalhe, tocando bateria.

O assunto repercutiu nas redes sociais e também inspirou as pessoas a se interessarem sobre o instrumento.

Sérgio Garcia é professor da Oficina de Música de Assis. Ele conta que a bateria é um instrumento complexo especialmente devido à coordenação motora exigida dos músicos.

"O mais complicado da bateria é o desenvolvimento da coordenação motora do aluno, que precisa ser treinada, praticada e desenvolvida. Como todos os demais instrumentos, vai da prática e do tempo que o músico tem para estudar”, afirma.

O professor ressalta que os alunos acompanham as partituras durante as aulas, o que também exige muita concentração.

"O aluno tem que aprender a ler a partitura e, enquanto isso, distribuir o que está vendo para as mãos e os pés. É complexo, mas a música é uma prática que só traz benefícios, independente da idade e do nível dos alunos”, salienta.

Uma bateria básica é composta por cerca de oito peças, sendo o bumbo, a caixa, tom 1 e tom 2, surdo, prato de ataque, prato de condução e chimbal. Atualmente no mercado é possível encontrar um instrumento a partir de R$2 mil.

"As baterias novas não vêm com os pratos e por isso o preço acaba subindo um pouco, mas há um mercado de instrumentos seminovos no qual é possível adquirir uma bateria a preços mais baixos”, explica.

Dentre os benefícios que o professor cita, a prática de tocar bateria melhora a saúde mental e corporal, ajuda os alunos a expressarem suas emoções, melhora o humor, reduz o estresse, promove o aumento da criatividade e da capacidade de superação, além de desenvolver habilidade de concentração, coordenação motora e memória.

Divulgação Rock in Rio - Ivete Sangalo surpreendeu o público do Rock in Rio ao tocar bateria durante sua apresentação
Ivete Sangalo surpreendeu o público do Rock in Rio ao tocar bateria durante sua apresentação


Divulgação - Sérgio Garcia é professor da Oficina de Música de Assis
Sérgio Garcia é professor da Oficina de Música de Assis


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM