Buscar no site

Assis está entre as 100 melhores cidades para fazer negócios, segundo Revista Exame

O índice leva em conta os eixos mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança

Redação AssisCity

  • 14/10/19
  • 08:00
  • Atualizado há 236 semanas

A Revista Exame divulgou recentemente o índice das melhores cidades para fazer negócios no país e inclui Assis entre as 100 primeiras colocadas.

O índice é elaborado pela Urban Systems, em um estudo que analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, considerando aquelas com as melhores oportunidades para investimentos.

O estudo apresenta ainda um recorte dos melhores municípios em desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano.

O índice foi elaborado após mais de um ano de pesquisa de estudos internacionais que tratam do tema de Cidades Inteligentes, e ponderou mais de 200 indicadores até fechar a análise em 70 indicadores em 11 eixos estruturantes, sendo: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

No índice que aponta as 100 melhores cidades para fazer negócios, Assis aparece na 90ª posição, com nota 10,014 no Índice de Qualidade Mercadológica; em 2018 Assis não apareceu no índice.

No quesito Capital Humano, que leva em consideração a condição fundamental para o desenvolvimento de negócios e atração de empresas em diferentes segmentos econômicos, Assis aparece na 54ª colocação, tendo caído sete posições em relação ao estudo de 2018.

Já no quesito Desenvolvimento Social, Assis aparece na 8ª posição, tendo melhorado cinco posições em relação ao levantamento de 2018. O quesito mede o reflexo do desenvolvimento de negócios na cidade sobre a população local por meio de indicadores, considerando questões sociodemográficos, educação, saúde e segurança.

Já no quesito infraestrutura, que leva em conta as facilidades que proporcionam o desenvolvimento de empresas e negócios nas cidades, Assis aparece na 26ª colocação. Neste quesito, Assis não chegou a aparecer no estudo de 2018, cujos indicadores tratam desde a infraestrutura básica (distribuição de água, por exemplo) até a questão de telecomunicação.

O Ranking de Desenvolvimento Econômico das Melhores Cidades para Fazer Negócio edição 2019 é composto por 15 indicadores dos eixos: econômico, financeiro e transporte. Neste caso, Assis não aparece entre as 100 melhores colocadas.

O Índice Mercadológico pretende servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais. O cálculo permite que se parta de valores específicos de cada informação, que variam em natureza, complexidade e unidades de medida, para se chegar a valores ponderados e que podem ser analisados em uma mesma equação.

A primeira cidade do Ranking é São Caetano do Sul (SP), seguida por Vitória (ES) e São Paulo (SP). Já em quarto lugar está Barueri (SP) e em quinto Santos (SP).

Algumas cidades da região de Assis também aparecem no índice, como Presidente Prudente, na 17ª posição; Jaú na 74ª posição; Bauru na 75ª colocação e Botucatu no 78º lugar.

divulgação - Assis ocupa a 90ª colocação do índice
Assis ocupa a 90ª colocação do índice

Receba nossas notícias em primeira mão!