Buscar no site

Gestantes ficam sem atendimento de obstetra em Tarumã durante licença de médica

Médica especialista, contratada como Pessoa Jurídica, está em licença maternidade. Segundo Prefeitura, empresa deve colocar outro profissional em seu lugar

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação Prefeitura de Tarumã

  • 17/10/19
  • 08:00
  • Atualizado há 235 semanas

Nesta quarta-feira, 16 de outubro, gestantes de Tarumã procuraram a redação do AssisCity para relatarem um caso preocupante de saúde pública.

Segundo elas, a médica obstetra do município está de licença maternidade desde o início deste mês. Porém, nenhum outro médico foi chamado para cobrir os atendimentos durante o período que ela ficará afastada, já que a médica realizava consultas em todas as unidades de saúde do município, como no Posto de Saúde da Família Dourados e no Posto de Saúde Central.

"Eu estou com 33 semanas e 4 dias de gestação, entrando no 9º mês, e minha última consulta foi no dia 26 de setembro, após um agendamento desmarcado no dia 19. A próxima consulta seria no dia 10 de outubro, que já não ocorreu, e agora não há previsão para que um novo agendamento seja feito", afirma uma das pacientes.

A situação gera indignação nas gestantes, já que elas questionam o porquê da Prefeitura de Tarumã não ter se preparado para a licença maternidade da médica.

"Os últimos exames do meu pré-natal tinham indicado diabetes gestacional e passei 15 dias fazendo monitoramento em casa, mas eu vou apresentar esses resultados para quem agora? Tenho 37 anos de idade, o que também é um agravante, e na reta final da minha gravidez não poderei ser atendida?", questiona a paciente.

Outra paciente diz que está prestes a completar 14 semanas de gestação e desde o dia 6 de outubro tem tido sangramentos.

"Em consultas anteriores, as atendentes disseram que já estava tudo certo e que uma outra médica assumiria o cargo durante a licença maternidade da obstetra. Ninguém se deu ao trabalho de nos ligar para dizer que não haveria atendimento e depois que eu entrei em contato é que eles avisaram que não havia previsão", salienta.

Ainda segundo ela, a preocupação é que, caso a saúde de alguma gestante ou do seu bebê tenha complicações, quem irá se responsabilizar?

"Eu já tentei conversar, saber de alternativas, mas cada vez é uma resposta diferente e sem nenhuma solução. O pré-natal é um direito de toda e qualquer gestante garantido por lei. Não estamos pedindo um favor, mas um direto mínimo que é nosso. O que temos hoje é uma situação de descaso total e quem vai se responsabilizar caso eu ou meu bebê tenhamos alguma complicação?", finaliza.

Resposta da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Tarumã informou que "A Secretaria de Saúde de Tarumã informa que a médica que atende semanalmente a especialidade de obstetrícia nos 4 PSFs estava grávida e o nascimento do bebê foi adiantado. Como ela é contratada em forma de Pessoa Jurídica, a empresa dela deve colocar uma em seu lugar. A médica que estava certa de começar nesta semana teve um grave problema familiar e não pode assumir o compromisso.

A Secretaria de Saúde está buscando recolocar um novo médico obstetra em caráter de urgência, mas deixa claro que todas as gestantes em pré-natal neste momento já estão avisadas deste imprevisto e todos os médicos dos PSFs de referência estão atendendo essas gestantes até a contratação de um novo médico. As gestantes podem procurar pelas enfermeiras de seus devidos PSFs, que as avaliará e as passará para o médico.

A prefeitura informa que nenhuma gestante do município ficará sem atendimento neste período, já que toda a equipe de saúde da rede municipal está alerta para prestarem o atendimento a todas.

A Secretaria de Saúde também reforça a informação de que o município de Tarumã não tem, por lei, a obrigatoriedade de manter um obstetra na rede municipal por ser baixa complexidade. Mas, por conta do Projeto Tarumã 100 Anos, que, dentre outras coisas, trabalha para reduzir a mortalidade infantil, foi feita a contratação de uma médica obstetra para cuidar de perto das gestantes da cidade", finaliza.

Divulgação Prefeitura de Tarumã - Segundo Prefeitura, a Secretaria de Saúde está buscando recolocar um novo médico obstetra em caráter de urgência
Segundo Prefeitura, a Secretaria de Saúde está buscando recolocar um novo médico obstetra em caráter de urgência

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais