17 de Novembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Aluna da ETEC de Cândido Mota está nas semifinais da Olimpíada de Língua Portuguesa

O artigo de sua autoria está entre os 65 selecionados de todo o país

A jovem Vitória Vieira Pereira de Jesus é estudante da ETEC Professor Luiz Pires Barbosa, de Cândido Mota. Nesta semana, ela recebeu a notícia de que seu texto, um artigo de opinião, foi selecionado entre os 65 semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa.

O professor de Literatura, Gramática e Redação da ETEC, Alexandre Marroni, conta que a Olímpiada ocorre a cada dois anos e é, na verdade, um concurso de redação para o qual todas as escolas públicas do Brasil são convidadas.

"O professor interessado em participar faz o cadastro da escola e dos alunos. Durante todo o ano nós trabalhamos com eles por meio de oficinas de redação, para que sejam produzidos textos dentro do gênero solicitado para a Olimpíada. No caso da Vitória, que é aluna do 3º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM), o texto deveria ser um artigo de opinião", explica.

O professor ressalta ainda que dentro do gênero, o aluno deveria abordar um assunto do cotidiano e comum para a sua cidade. O tema deste ano foi "Lugar onde eu vivo", o que motivou a aluna a desenvolver a temática sobre a liberação de novos agrotóxicos para a agricultura.

"A Vitória então produziu o artigo intitulado 'Os fins não podem justificar os meios', que para nós foi muito significativo, tendo em vista que somos uma escola agrícola, onde ela cursa ETIM em Agropecuária", salienta.

O professor explica que os textos são avaliados por comissões julgadoras da escola, do município e do estado. Ao todo, são selecionados 65 semifinalistas em todo o país.

Os alunos que tiveram seus textos selecionados, como é o caso de Vitória, participarão nos dias 17, 18 e 19 de novembro, em São Paulo, de um encontro, que terá oficinas para aprimoramento dos alunos. No dia 19 também haverá a tão esperada da Cerimônia de Premiação.

"Nós já garantimos a medalha de bronze por sermos semifinalistas, mas vamos concorrer às medalhas de prata e ouro. Estamos muito felizes e, dessa forma, a escola receberá alguns livros e equipamentos", finaliza.

divulgação - Vitória Vieira e o professor Alexandre Marroni participarão da premiação no dia 19 de novembro em São Paulo
Vitória Vieira e o professor Alexandre Marroni participarão da premiação no dia 19 de novembro em São Paulo


Redação AssisCity/ Foto: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM