15 de Novembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Dicionário com gírias e expressões tupãenses viraliza no Instagram

"Você é tupãense?" "Sim!" "Então fala 'Moro no Conjunto Habitacional': "Moro nas casinha!". Já ouviu falar do Dicionário Tupãense? Conteúdo viraliza nas redes sociais!

Um dos conteúdos que tem viralizado no Instagram recentemente, são os "dicionários" com expressões e gírias típicas de regiões brasileiras.

Já são dezenas de contas voltadas para este conteúdo, as mais populares, o Dicionário Carioca e o Dicionário Paulista.

A graça está transformar frases comuns, nas gírias e expressões usadas em cada região. Por exemplo:
Fonte: Dicionário Carioca
Fonte: Dicionário Carioca

Fonte: Dicionário Paulista
Fonte: Dicionário Paulista


Já em Tupã, uma das expressões mais utilizadas é:
Fonte: Dicionário Tupãense
Fonte: Dicionário Tupãense

Essa e outras expressões estão na página do Instagram "Dicionário Tupãense", que ganhou diversos seguidores na última semana: já são mais de mil pessoas que acompanham o conteúdo.

De acordo com o responsável pela página, o estudante Nelson Borges de Freitas Junior, de 19 anos, a ideia de criar o perfil surgiu justamente ao ver os dicionários Carioca e Paulista.

O mesmo perfil já existia há algum tempo, mas mas era voltado para outro tipo conteúdo. O nome foi alterado para "Dicionário Tupãense" no dia 24 de outubro, uma quinta-feira.

"Ao ver o surgimento das páginas 'Dicionário Paulista' e 'Dicionário Carioca' notei que algumas gírias eram mais voltadas para as capitais e não para o estado inteiro. Com isso, percebi que algumas gírias que eram ditas na nossa cidade e na região interiorana, não eram postadas naquelas páginas e pude notar que poderia fazer um conteúdo voltado para a nossa região com as gírias e expressões que poderiam atingir um público seja qual for a idade", contou ao Tupacity.

Nelson diz que já esperava que o Dicionário Tupãense fizesse sucesso entre os usuários.

"As pessoas se identificam com o conteúdo por utilizar das mesmas gírias e expressões em seu dia a dia em conversas informais e com certeza isso traria uma repercussão grande".

A página anterior já não era utilizada mais com tanta frequência e tinha um número aproximado de 600 seguidores, segundo Nelson.

"Mas, como o criador de conteúdo deve estar se atualizando sempre, resolvi mudar o nome da página e estar criando esse novo conteúdo", explica.

Vale lembrar que os usuários podem enviar dicas e sugestões de expressões típicas de Tupã, para serem divulgadas na página. Confira um pouco do conteúdo no link abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Marque seu amigo que mora na aldeia

Uma publicação compartilhada por Tupaês Oficial (@dicionariotupaense) em



Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM