08 de Dezembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

FEMA participa de Congresso Internacional

Professoras de Química e Enfermagem apresentam trabalho em Congresso Internacional de Educação a Distância, em Poços de Caldas

Mary Leiva de Faria, professora doutora e coordenadora do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), junto com a professora mestra e coordenadora do curso de Enfermagem, Fernanda Cenci Queiroz, Patrícia Mattar Damiance, professora doutora do curso de Enfermagem e Stelamary Laham, coordenadora do NEaD, o Núcleo de EAD da FEMA, estiveram presentes no 25º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação à Distância, que aconteceu em Poços de Caldas (MG) dos dias 20 a 24 de outubro.

Na ocasião, foi apresentado o trabalho "Ensino híbrido na Licenciatura em Química: Relato de Experiência”. Este mesmo trabalho também foi publicado na revista EmRede, v6 nº2 de 2019, disponível em www.aunirede.org.br/revista.

O trabalho trata-se de um relato de experiência estruturado nas etapas que serviram de apoio ao planejamento e à avaliação desse tipo de ensino na educação superior. A proposta mostrou-se inovadora e foi bem aceita pela equipe diretiva, professores envolvidos e alunos. Segundo Patrícia Mattar Damiance "dentre as lições aprendidas, tem-se que o Ensino Híbrido é capaz de otimizar as experiências de ensino-aprendizagem, a responsabilização do estudante pelo seu aprendizado e alcance de seu projeto de vida”.

Promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância, o tema da edição deste ano foi "Abordagens Híbridas no Ensino-Aprendizagem na EaD". O objetivo foi desafiar os participantes a refletirem sobre os aspectos teóricos e práticos desse assunto-inovação nos ingredientes usados em cursos parte presencial e parte EAD.

Foram realizados 18 minicursos, que abordaram temas importantes para o universo da Educação a Distância, promovidos simultaneamente, nos períodos da manhã e tarde, com carga horária de 6h cada um.

Além de trabalhos científicos e exposição, o congresso promoveu 75 mesas redondas com mais de 500 nomes de especialistas e que abordaram diversos temas bastante atuais envolvendo a EaD. Ao todo, essas mesas redondas ofereceram aos participantes 112 horas de conteúdo.

divulgação - O Congresso ocorreu entre os dias 20 e 24 de outubro em Poços de Caldas (MG)
O Congresso ocorreu entre os dias 20 e 24 de outubro em Poços de Caldas (MG)


Assessoria FEMA
+ VEJA TAMBÉM