12 de Dezembro de 2019
17º/30º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Jacob Boehme: A Prática da Vida de Cristo, como fundamento da verdadeira religião

COLUNISTA - Elda Jabur

Essa é a característica básica da verdadeira religião. ...ele viu as realidades eternas do céu e do inferno, e do mundo do meio, e contou o melhor que pode o que viu.

Sua mensagem prática

"Tu deves por ti mesmo ser o caminho. A compreensão espiritual precisa nascer de ti”.

"Um cristão é uma nova criatura no fundo do coração”. "O Reino de Deus não é do lado de fora, mas é um novo homem, que vive em amor, em paciência, em esperança em fé e na cruz de Jesus Cristo”.

"A vida, disse ele certa vez , é um estranho caldo de espinhos e cardos”.

Ele andou pelo mundo ouvindo em toda a parte a música divina e "tendo uma alegria em seu coração que fez todo o seu corpo tremer e sua alma triunfar como se ele estivesse em Deus”.

E nós, simples mortais, podemos nos conectar com o CRISTO?

Somos simples fluxos de energia.

Ela corre em nossas veias, na chuva que desce do céu, nos raios solares, nas frutos, folhas, e flores das árvores.

A energia é vital para o nosso organismo. Nós a recebemos quando nascemos e a entregamos quando morremos.

O nosso corpo vibra.

Mas pode irradiar energias positivas ou negativas. O mesmo é com nossos pensamentos, palavras e emoções.

Qual é o mistério que nos permite sentirmos mal ou bem quando algumas pessoas de nós se aproximam? Precisamente aquelas que professam um falso cristianismo, são totalmente materialistas ou totalmente voltadas ao baixo ventre?

Todos podemos e devemos irradiar energias positivas.

Mentalizando o bem para toda a humanidade, ajudando o próximo ou simplesmente plantando uma árvore. você é uma daquelas pessoas que ficou a vida inteira próximo a uma calçada, sem nunca ter pensado em plantar uma árvore nela? Essas idéias parecem futilidades para você? Parece que a maioria dos seres humanos não se sensibilizam diante tantas barbaridades que estão ocorrendo em nosso planeta. Inúmeras catástrofes o terrível efeito estufa. Os termômetros de nossa cidade alcançaram essa semana mais de quarenta graus. O pantanal chegou a quarenta e nove graus. Vimos o pantanal pegando fogo pois a estiagem foi a maior dos últimos tempos.

Uma coisa tão simples e banal, plantar uma árvore. Combateríamos o calor extremo do asfalto, dos vidros e ferragens. E o calor emitido pelos carros. Todos ficam procurando uma árvore para beneficiar-se das sombras. Mas se contássemos o número temos delas em nossa cidade, verificaríamos como é pequeno.

Com uma atitude tão positiva atrairíamos milhares de pássaros. Nas monoculturas eles não sobrevivem. São exterminados pelas toneladas de agrotóxicos jogados por máquinas e aviões.

Enfim, são milhares os problemas do país.

Mais de doze milhões adolescentes analfabetos e desempregados. Infelizmente atingimos a meta de milhões de brasileiros vivendo na linha abaixo da miséria. Quem ganha dinheiro nesse país é somente latifundiário, bancário e políticos ladrões.

Concluindo com mais algumas palavras do livre pensador Boehme (nascido em 1575, na Alemanha).

"Possa a fonte aberta no coração de Jesus Cristo nos refrescar, e nos levar a Ele para que nós viver em seu poder, e nos rejubilar n’Ele. Para que possamos nos amar e entender um ao outro, e entrar em uma única vontade”.

Divulgação
Elda Jabur
é professora de História formada peLa Unesp de Assis. Trabalhou no Sesi e no Estado até aposentar-se. Há muito tempo dedica-se a escrever para jornais, faz óleo sobre tela e pertence à Ordem Rosacruz - AMORC há mais de 30 anos. Reside na Cidade de Cândido Mota/SP.
+ VEJA TAMBÉM