12 de Dezembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Assis terá primeiro balanço adaptado para cadeirantes da região

Projeto é uma parceria público-privada e está sendo realizado na praça em frente ao AME

Assis terá o primeiro balanço adaptado para cadeirantes de toda a região, em uma iniciativa muito especial e que une forças do Poder Público e da iniciativa privada.

O equipamento será instalado na Praça Werner Jasckhe, em frente ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Jardim Paraná.

De acordo com o arquiteto João Senna, um dos integrantes do projeto, o balanço adaptado mais próximo só é encontrado em cidades do Paraná.

"Esse será o primeiro equipamento desse tipo em nossa região, já que pelas pesquisas que fizemos encontramos em Londrina, Curitiba e Ribeirão Preto. Quando levantamos o programa de necessidades da praça do AME, foi muito discutida a importância de uma praça feira para todas as pessoas, atendendo principalmente portadores de necessidades especiais que por muitas vezes não encontram locais públicos com opções de lazer", afirma.

Divulgação - Balanço adaptado será utilizado por cadeirantes e é o único da nossa região
Balanço adaptado será utilizado por cadeirantes e é o único da nossa região


Melhorias nos espaços públicos

Além do balanço adaptado, toda a área da praça está passando por uma série de melhorias, demonstrando que os cidadãos podem cuidar dos espaços públicos para o benefício de todos.

"As obras já foram iniciadas e o período de concessão da área é de um ano. Pouco a pouco estamos reformulando todo o espaço para que dentro desse prazo tudo esteja concluído e possa ser usufruído pela população", salienta Senna.

Divulgação - Obras na praça já estão sendo realizadas e trarão melhorias para a comunidade
Obras na praça já estão sendo realizadas e trarão melhorias para a comunidade


A praça já recebeu iluminação de LED, dois pergolados, além dos passeios, que foram concretados e também permitirão a acessibilidade.

O espaço contará ainda com abrigo central, pomar, playground, bancos novos, academia ao ar livre, trailer e espaço pet, para que os animais também possam se divertir.

Divulgação - Passeios já foram concretados e também permitirão maior acessibilidade da comunidade
Passeios já foram concretados e também permitirão maior acessibilidade da comunidade


"O projeto foi pensado para atender a todos, de forma acessível e indiscriminada. Muitas vezes temos exemplos de praças públicas sem planejamento, atraindo a ociosidade e transmitindo a sensação de insegurança para esses locais. Muito diferente disso é o que está acontecendo na praça do AME em Assis, onde estamos desenvolvendo um verdadeiro ponto de encontro para a comunidade, onde cada item foi pensado visando atender as demandas do contexto local. Todos que estão participando dessa ação não cobram nada pelos serviços, inclusive os pedreiros que se disponibilizaram a ajudar com as obras. Os tratores da prefeitura também foram utilizados na primeira etapa do projeto e cada um dos envolvidos ajuda como pode. Após o período de concessão, o Poder Público com apoio da comunidade serão os responsáveis por cuidar desse espaço tão importante", acrescenta.

Divulgação - Arquiteto João Senna com os pedreiros que participam das obras de maneira voluntária
Arquiteto João Senna com os pedreiros que participam das obras de maneira voluntária


A parceria público-privada surgiu após a ação Dia de Cooperar, também conhecida como Dia C, promovida pelo Sicredi e que contou com a participação de diversos apoiadores, como a loja Vitrine Animal, Cabonnet, Unopar e Carvoaria Ipê.

As iniciativas do movimento Dia C estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Só no ano passado, mais de 2 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas de quase 1,6 mil cooperativas, realizadas em todas as regiões do país por mais de 120 mil voluntários, como afirma o Gerente do Sicredi Assis, Cezar Vicentini.

O projeto ainda está em andamento, sendo que você ou sua empresa podem fazer parte dessa inciativa. Para informações basta entrar em contato com a agência do Sicredi de Assis, localizada na Rua Floriano Peixoto, 243, no Centro, ou entrar em contato pelo telefone (18) 3321-2104.

Divulgação - Praça já recebeu iluminação de LED e melhorias
Praça já recebeu iluminação de LED e melhorias


Divulgação - Pergolatos já foram instalados e novidades vêm por ai
Pergolatos já foram instalados e novidades vêm por ai


Leia também: Moradora de Assis incentiva população a colaborar com cuidados de espaços públicos

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM