10 de Dezembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Produtores da Feira Agroecológica de Assis buscam conquistar selo de produtos orgânicos

A feira é realizada todos os sábados, das 8h às 12h, na Praça Arlindo Luz

O produtor Júlio Rosa esteve recentemente nos estúdios da TV AssisCity, onde falou sobre a Feira Agroecológica, que é realizada todos os sábados na Praça Arlindo Luz, no Centro de Assis.

Um dos trabalhos que está sendo realizado pelos produtores participantes é para que os alimentos produzidos por eles recebam o selo de produto orgânico, demonstrando a preocupação com o meio ambiente e também com a saúde dos consumidores.

Segundo Júlio, um grupo de 18 produtores iniciou no começo de 2019 um curso de olericultura, através do qual foram treinados para o processo de produção de alimentos sem elementos químicos.

"Ao longo do curso vimos a necessidade de conversar com outros produtores que não fizeram o curso, mas que ainda assim realizam o cultivo de forma natural. Assim foi montada a Feira Agroecológica, que conta com o apoio da Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente", ressalta.

AssisCity - Produtor Júlio Rosa nos estúdios da TV AssisCity
Produtor Júlio Rosa nos estúdios da TV AssisCity


Atualmente, 11 produtores participam da feira. Eles estão trabalhando em busca da certificação de produtos orgânicos, o que vai agregar ainda mais na produção e também na segurança dos consumidores.

"Este é um processo longo, que pode demorar até dois anos, pois há uma lei específica e precisamos nos adequar aos poucos, para que consigamos conquistar esta certificação. Por isso realizamos encontros quinzenalmente em uma das propriedades dos produtores que participam da feira. Assim podemos conhecer a prática agrícola de cada um e trocar experiências, para irmos nos adequando ao processo de certificação", salienta.

Diversidade de produtos

A Feira Agroecológica de Assis ocorre todos os sábados, das 8h às 12h, e oferece uma gama grande de produtos livres de agrotóxicos, como alface, chicória, almeirão, cheiro verde, mix de temperos e ervas, pimenta biquinho, rabanete, serralha, capuchinha, taioba, abóbora madura, mandioca, inhame, batata doce, pepino, cenoura, doces, ovos caipiras, frutas da época como banana, limão e manga, além de artesanato de cordas e mudas.

Na feira há ainda produtos processados, como pães e bolos artesanais, feitos com produtos orgânicos e integrais, além de produtos veganos e funcionais.

AssisCity - Na Feira Agroecológica de Assis é possível encontrar diversas opções de produtos orgânicos e com preços acessíveis
Na Feira Agroecológica de Assis é possível encontrar diversas opções de produtos orgânicos e com preços acessíveis


Os consumidores também podem encontrar alimentos orgânicos como feijão carioca, feijão preto, café e milho de pipoca, que são produzidos por um agricultor de Londrina, no Paraná, e que também participa da feira.

De acordo com Júlio, como a feira tem um grupo pequeno de produtores, as quantidades e variedades de alimentos são limitadas.

Preocupação com o meio ambiente

"A maioria dos clientes que conhecem a feira voltam semanalmente para novas compras. Nós contribuímos com o meio ambiente, produzindo os alimentos de forma natural sem agrotóxicos, e por isso pedimos aos clientes que também colaborem levando suas sacolas retornáveis. O pedido é atendido por 90% dos clientes e assim geramos menos lixo", afirma.

Para quem ainda não conhece, o local escolhido para a realização da Feira Agroecológica foi a Praça Arlindo Luz, em frente à antiga Estação Ferroviária e atual Secretaria Municipal de Cultura.

"A praça está no centro da cidade, sendo de fácil acesso a todos, e também pelo espaço ser bastante arborizado, o que oferece ainda maior comodidade aos produtores e visitantes da feira. Lembrando que todos os meses realizamos o sorteio de uma cesta de orgânicos entre nossos clientes, por isso, quem for à feira deve solicitar com o feirante onde realizar a compra um cupom para concorrer", finaliza.

Confira a entrevista completa do produtor Júlio Rosa para a TV AssisCity:



Confira também a reportagem durante a realização da Feira Agroecológica de Assis:



Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM