Buscar no site

Em 49 anos, Echaporã pode registrar a maior chuva de sua história

Região tem alerta de atenção nesta quarta-feira

Redação AssisCity/ Fotos: Daniel Panobianco

  • 27/11/19
  • 16:00
  • Atualizado há 230 semanas

Na tarde desta quarta-feira, 27 de novembro, uma forte chuva atingiu o município de Echaporã.

De acordo com o radialista Daniel Panobianco, que tem uma empresa especializada em meteorologia, a chuva superou 150 milímetros em apenas uma hora. O pluviômetro oficial do Departamento de Água e Esgoto de Echaporã (DAAE) fica instalado no Centro, ao lado da Igreja Matriz.

"Vamos somar mais de 200 milímetros agora, pois temos mais carga vinda de Lutécia. A maior chuva da história da cidade é de 220 mm, aferida em 19 de março de 1970. Como ainda temos mais cargas se formando na área de Rancharia, é bem provável que tenhamos a maior chuva em 24h da história. Temos uma grande obra de combate à erosão no norte da cidade e vamos aguardar a carga minimizar para ver a dimensão dos estragos, pois toda a água da cidade corre para lá antes de cair no rio do Peixe, em Marília", afirma.

Daniel Panobianco - Chuva forte alagou ruas de Echaporã nesta tarde
Chuva forte alagou ruas de Echaporã nesta tarde

Segundo Daniel, a chuva também aumentou os níveis dos rios da região e é preciso atenção.

"A cidade ficou alagada, com casas e ruas tomadas pela água. Na vicinal ECH-010, que liga Echaporã a Campos Novos Paulista, a água chegou a invadir a pista. Essa chuva também elevou bastante o nível do rio Capivara, que nasce em Echaporã e passa por Paraguaçu Paulista e Macaraí. É bem provável que o mesmo suba bastante nas próximas horas, principalmente em Maracaí, onde uma enchente súbita não pode ser desconsiderada", salienta.

Daniel também ressaltou o fenômeno meteorológico que causou um volume de chuva tão grande.

"O efeito para tanta chuva foi a convergência dos ventos. Tínhamos a atuação do vento de noroeste (quente e úmido) e no começo da tarde ingressou do Paraná um cavado (área alongada de baixa pressão) e que trouxe vento de sudoeste (frio e úmido). Essa convergência ficou estacionada sobre nós e somente agora ela avança para Marília", finaliza.

Daniel Panobianco - Segundo Daniel, a maior chuva da história da cidade chegou aos 220 milímetros em 1970
Segundo Daniel, a maior chuva da história da cidade chegou aos 220 milímetros em 1970

Alerta

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), todo o estado de São Paulo está sob alerta devido ao risco de tempestade de raios, granizo, chuvas intensas e vendaval.

A orientação é que as pessoas busquem abrigos seguros, evitem áreas abertas e, em caso de ocorrências, informem a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Daniel Panobianco - Em apenas uma hora, volume atingiu os 150 milímetros e deve aumentar nas próximas horas
Em apenas uma hora, volume atingiu os 150 milímetros e deve aumentar nas próximas horas

Daniel Panobianco - Chuva fez estragos em Echaporã na tarde desta quarta-feira
Chuva fez estragos em Echaporã na tarde desta quarta-feira

Receba nossas notícias em primeira mão!