Buscar no site

Hemonúcleo de Assis inicia ano e conta com doações de sangue durante período de férias

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, em Assis

Redação AssisCity

  • 06/01/20
  • 15:00
  • Atualizado há 220 semanas

A TV AssisCity recebeu a diretora técnica de Saúde responsável Hemonúcleo de Assis, Nivea Paludetto, que esclareceu as principais dúvidas sobre um tema tão importante: doação de sangue.

Ela explicou que ao longo de todo o ano são desenvolvidas diversas campanhas de incentivo à doação de sangue, além de divulgações em mídias sociais. A equipe do Hemonúcleo também promove grupos de conversa com pacientes internados e ou que passarão por cirurgias, para que os limites de doações se mantenham em níveis aceitáveis.

"Atualmente conseguimos manter as doações dentro dos limites aceitáveis e conseguimos transfundir todos os pacientes que precisam. Para doar é necessário estar em bom estado de saúde. Os doadores passam por um cadastro, que inclui uma longa entrevista clínica, na qual perguntamos sobre diversos aspectos da vida do doador", ressalta.

Ela explica que para doar o paciente não pode ter febre e nem ter tido emagrecimento significativo sem motivo nos últimos três meses. Além disso, alguns medicamentos contra indicam a doação por certo período, mas que é necessário a avaliação no momento do cadastro.

"Doenças transmissíveis pelo sangue são impedimento para doação. Os voluntários devem estar bem alimentados, não podem ter feito alimentação copiosa ou gordurosa às vésperas da doação e, caso isso ocorra, é preciso esperar duas horas para doar. As mulheres podem doar até três vezes por ano, com um intervalo de três meses entre as doações. Já os homens podem doar a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações no ano", lembra.

AssisCity - Diretora técnica de Saúde responsável Hemonúcleo de Assis, Nivea Paludetto
Diretora técnica de Saúde responsável Hemonúcleo de Assis, Nivea Paludetto

Também são requisitos que os doadores tenham acima de 50 quilos, com idades entre 16 e 69 anos. Para os menores de idade e para doadores acima dos 60 anos existem condições especiais para a doação.

"Quem teve hepatite após os 11 anos não é recomendado que seja doador. Se a doença foi antes desta idade é preciso avaliar o tipo de hepatite. Pessoas que tiveram sífilis também podem doar se tiverem tratado a doença. Já pessoas com doenças autoimunes não podem ser doadoras", lembra ainda.

Nívea considera que fumantes podem doar, mas devem ficar duas horas sem fumar antes de doar. Mulheres que tiveram filhos devem aguardar um ano para serem doadoras, assim como quem fez tatuagem também deve aguardar um ano antes de doar sangue.

Hemonúcleo de Assis funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h

Já pessoas que receberam doação de sangue também devem aguardar um ano para realizar doações.

"É importante que os doadores sejam de repetição e realizem doações mais de uma vez por ano. Doar sangue é seguro, todos os insumos são estéreis e é retirada apenas uma quantidade segura de sangue, que varia entre 400 e 450 ml. Esta quantidade o corpo repõe em cerca de 24 horas após a retirada. A doação de sangue não apresenta reações graves, mas algumas pessoas podem se sentir mais fracas. Por isso recomendamos a ingestão de bastante líquidos e evitar exercícios físicos rigorosos", ressalta.

Nívea lembra ainda que doadores de sangue têm um dia de folga no trabalho após a doação, de acordo com a legislação, mas quem cada município tem sua lei própria e em algumas cidades este período pode variar.

Para ser doador é preciso ainda apresentar um documento oficial e atualizado com foto.

Ainda segundo Nívea, o Hemonúcleo de Assis atende todos os hospitais da cidade e também da região, por isso é importante a colaboração.

"Em novembro tivemos um Dia do Voluntário Doador de Sangue e durante o período realizamos diversas campanhas, mas o sangue tem um prazo de validade. A partir de janeiro necessitaremos de novas campanhas para aumentar os estoques, já que no período de festas de final de ano as doações reduzem drasticamente", finaliza.

Estoques de doações caem durante o período de férias

Serviço

Hemonúcleo de Assis

Praça Symphrônio Alves dos Santos, s/nº - no Hospital Regional

Doações: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h

Receba nossas notícias em primeira mão!