Buscar no site

Morador denuncia envenenamento de gatos em Frutal do Campo

Três animais morreram nesta segunda-feira, 13 de janeiro

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 15/01/20
  • 11:00
  • Atualizado há 223 semanas

Um morador de Frutal do Campo, distrito de Cândido Mota, procurou a reportagem do AssisCity para denunciar um caso de envenenamento de gatos.

Segundo Danilo Barbosa Pires, os casos são constantes na cidade, especialmente no bairro onde ele mora, na Cohab.

"Esse é um problema sério aqui, porque já é a quarta ou quinta gata que nós perdemos envenenada. Dessa vez, fazia um mês que ela tinha dado cria de dois filhotinhos, que também morreram. Eles tiveram contato com ela antes que a gente percebesse o envenenamento e, mesmo tentando dar remédio para desintoxicar, eles acabaram não resistindo também", afirma.

Divulgação - Filhote foi envenenado ao ter contato com a mãe
Filhote foi envenenado ao ter contato com a mãe

De acordo com o morador, a situação é preocupante e os envenenamentos ocorrem geralmente com chumbinho.

"O pessoal da região aqui cria passarinho e não sei se esse é o motivo, mas não precisa fazer isso com os bichinhos. A gente tem criança que chora por causa desses casos, que são cruéis. Não dá tempo de fazer nada, porque o veneno é muito rápido. Ela começou a passar mal de manhã e pouco tempo depois morreu, assim como os filhotes", salienta.

A orientação é que os moradores registrem Boletim de Ocorrência em situações semelhantes, para que a Polícia Civil possa investigar os casos e assim identificar os responsáveis.

Divulgação - Dois filhotes morreram após envenenamento por chumbinho
Dois filhotes morreram após envenenamento por chumbinho

Lembrando que envenenar animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais e o responsável pode ser penalizado com detenção de três meses a um ano, além de multa.

Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, a orientação é tirar fotos em diferentes ângulos para mostrar onde foi encontrado o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno.

Procure a delegacia mais próxima, se possível com testemunhas, munidos de RG ou acione a Polícia Militar através do número 190.

Divulgação - De acordo com o morador, a situação é preocupante e os envenenamentos ocorrem geralmente com chumbinho
De acordo com o morador, a situação é preocupante e os envenenamentos ocorrem geralmente com chumbinho

Receba nossas notícias em primeira mão!