Buscar no site

Dermatologia: uma especialidade médica em evolução

Há uma tendência cada vez mais comum de homens e mulheres buscarem por cosméticos e procedimentos que retardem os efeitos da idade

Divulgação

  • 03/03/20
  • 08:00
  • Atualizado há 216 semanas

Hoje em dia, um paciente que procura por um médico especializado em Dermatologia está mais familiarizado quando o assunto são as lesões de pele causadas pela idade ou pela exposição solar, que também é responsável por muitos danos.

Em um futuro breve, a Dermatologia deve ganhar mais um ramo, que é o da Medicina Estética.

Há uma tendência cada vez mais comum de homens e mulheres buscarem por cosméticos e procedimentos que retardem os efeitos da idade, que podem ser agravados pela exposição solar sem proteção.

Há uma tendência do ser humano na busca por prolongar a vida e, consequentemente, fazer uso de cosméticos e outros medicamentos é uma maneira de conquistar a longevidade.

Rugas faciais, manchas, lesões verrucosas benignas ou pré-malignas são mais frequentes e intensas em pessoas de pele clara, que devem redobrar os cuidados.

Na minha prática clínica costumo dizer às pacientes nas faixas etárias dos 20 aos 30 anos o seguinte: "Hoje você tem uma pele saudável. Trate dela para que daqui 30 anos você consiga manter essa tonalidade e textura epidérmica da juventude!".

A farmacologia cosmética encontra-se em permanente evolução. Portanto, o médico há de se manter informado das novidades deste mercado para poder indicar bons produtos e tratamentos aos seus pacientes.

Outra inovação, que deu grandes saltos nos últimos anos, foram as farmácias de manipulação, que oferecem fármacos e cosméticos confiáveis e com um preço mais acessível.

Para finalizar, um conselho que os pacientes devem receber nessa área médica da dermatologia é: o uso constante de protetor solar durante o dia e um bom hidratante corporal após o banho.

São dois procedimentos simples e que por si só já protegem a pele a longo prazo. Afinal, a Dermatologia é uma especialidade médica em evolução e nós podemos acompanha-la.

Divulgação - Dr. João C. Gava, médico da Euroclínica em Assis
Dr. João C. Gava, médico da Euroclínica em Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!