Buscar no site

Caso suspeito de coronavírus na UPA de Assis é descartado

Paciente retornou do Japão no dia 5 de fevereiro deste ano

Redação AssisCity

  • 28/02/20
  • 17:00
  • Atualizado há 215 semanas

Uma paciente de 22 anos e que esteve no Japão recentemente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Assis com sintomas de gripe.

De acordo com a assessoria de imprensa da FEMA, que administra a UPA, a paciente deu entrada na unidade de saúde na tarde desta sexta-feira, 28 de fevereiro.

Em nota, a assessoria informou que "a paciente relatou que retornou do Japão no dia 5 de fevereiro deste ano e, por protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, ela foi retirada do contato com os demais pacientes até que mais informações fossem apuradas e seu estado clínico avaliado por um médico.

No mesmo instante, a situação foi passada para a Secretaria da Saúde de Assis, no entanto o caso não se encaixa como suspeita do novo coronavírus, visto que a paciente retornou do Japão em 5 de fevereiro e o coronavírus já manifesta sintomas a partir do sétimo dia de infecção.

Dessa forma, como já se passaram 23 dias desde a chegada da paciente e apenas hoje ela teve sintoma de tosse e dor no corpo, o caso não entra como suspeito, conforme protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, a paciente também não entra em outros dois protocolos de suspeita de infecção pelo novo coronavírus: febre e contato com algum paciente infectado pelo vírus.

Assim, o caso não é do novo coronavírus, a paciente recebeu atendimento médico e exames de sangue foram colhidos para investigar melhor seu quadro clínico, para que o tratamento seja iniciado", finaliza.

Ainda de acordo com a assessoria, a paciente foi retirada da recepção apenas, mas não está em isolamento, já que não se enquadra no protocolo de suspeita.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Assis, por meio da Vigilância Epidemiológica, também foi esclarecido que o caso da moça não se encaixa no protocolo do Ministério da Saúde e não é preciso alarde da população.

Assista à reportagem da TV AssisCity:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais