03 de Abril de 2020
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

ACIA reavalia e recomenda fechamento do comércio de Assis a partir de segunda-feira

Orientação é para serviços não essenciais e não inclui supermercados, postos de combustíveis e padarias

No início da tarde deste sábado, 21 de março, a Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), com o apoio do Sindicato dos Comérciários (Sincomerciários), reavaliou seu posicionamento e recomendou o fechamento do comércio a partir de segunda-feira, 23 de março.

De acordo com Nilson Melo, diretor de comércio, os comerciantes pediram pelo fechamento das lojas.

"A ACIA se reuniu com a sua diretoria e ouviu a maioria esmagadora dos seus associados. Por isso deliberamos para recomendar o fechamento dos comércios não essenciais até o dia 5 de abril. Nossos associados optaram pelo fechamento das lojas como forma de incentivar a prevenção do Coronavírus", afirma.

Ainda de acordo com Nilson, a recomendação inicial até o dia 5 de abril, mas o cenário muda diariamente e as lojas poderão tanto abrirem antes, quanto permanecerem fechadas mesmo após o prazo previsto.

Divulgação - Representantes da ACIA e do Sincomerciários em reunião neste sábado
Representantes da ACIA e do Sincomerciários em reunião neste sábado


Vagner Campos, presidente do Sincomerciários, ressaltou que os serviços essenciais ficarão mantidos, mas a população deve optar por horários de menor fluxo.

"Já percebemos muita gente dentro de casa, especialmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco. Ficamos felizes que a população esteja consciente e apoiamos a recomendação da ACIA, pois temos preocupação com os trabalhadores que têm contato direto com o consumidor. Os supermercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis são serviços essenciais e não devem fechar, mas recomendamos que as pessoas optem por horários de menor aglomeração", salienta.

Na segunda-feira, 23 de março, o Poder Público irá se pronunciar oficialmente em uma reunião prevista para às 10h, com novas medidas e atualizações do Comitê de Contingenciamento Contra o Coronavírus, formado para balizar as ações que serão deliberadas durante a semana.

Medidas

Desde segunda-feira, a Prefeitura Municipal Assis vem adotando medidas de combate ao Coronavírus. Confira:

- Suspensão das aulas da Rede Municipal desde a segunda-feira, 16;

- Alteração dos horários do transporte coletivo municipal;

- Suspensão das atividades de academias, cinemas, teatros, clubes de serviços, clubes recreativos e de entretenimento, casas noturnas e similares, conveniências, devido à aglomeração e a alta rotatividade de pessoas nestes locais;

- Suspensão de todo e qualquer evento realizado em local fechado, independentemente da sua característica, condições ambientais, tipo de público, duração e modalidade, inclusive de natureza religiosa e educacional, e os eventos realizados em local aberto que tenham aglomeração prevista com mais de 15 (quinze) pessoas, independentemente da sua característica, condições ambientais, tipo de público, duração e modalidade;

- Suspensão da entrada e permanência (hospedagem) no Município de visitantes dos sentenciados do presídio e centros de detenção de Assis, bem como o acesso e trânsito dos ônibus e outros veículos que fazem o transporte desses visitantes;

- Os serviços de alimentação, restaurantes, lanchonetes, bares e similares deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação do COVID-19, mediante vendas com retirada no local ou por entrega em domicílio (delivery), evitando-se ao máximo a permanência de consumo no próprio estabelecimento.

Assista à reportagem da TV AssisCity:



Redação AssisCity/ Foto: AssisCity
+ VEJA TAMBÉM