O Ministério da Pesca e Aquicultura lançou nesta terça-feira (1º) a Semana do Peixe, que visa atrair consumidores com promoções em diversos supermercados do país, seminários e festivais gastronômicos. No ano passado, a campanha contou com a participação de 70 redes de supermercados. No período do evento, a venda de pescado nesses estabelecimentos cresceu em média 60% com relação ao mês anterior.
O Ministério da Aquicultura e Pesca traçou um plano para aumentar o consumo de pescado de 7 quilos por ano para 9 quilos até 2011. Outra meta é aumentar em 40% a produção de pescado nos próximos quatro anos.
Rico alimento
Além de saboroso, peixe é muito nutritivo e rico em proteínas, como qualquer outra carne. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.
O alimento é excelente para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue. Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à saúde. O ômega-3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.
Coma mais peixe!!!
