Buscar no site

10 Dicas para economizar no mercado e otimizar tempo

Compre o que precisa da oferta e deixe o restante para o mercado que você está habituado a comprar

Natália Piovezani

  • 17/03/16
  • 11:00
  • Atualizado há 422 semanas

Diante da atual situação do país acredito que a maioria dos brasileiros estão pensando e agora? Partidarismo a parte , a nossa maior preocupação é com nosso dinheirinho, que temos que fazer ele esticar no fim do mês.

Um dia eu estava no mercado com minha listinha e calculadora na mão, quando percebi um casal fazendo o mesmo; foi aí que eu caí na real, não sou só eu que fico esticando o orçamento, existem outros casais, outras famílias na mesma situação, aliás, o Brasil inteiro se encontra nessa situação.... Lamentável.

Eu estava preparando outro post pra vocês sobre calças femininas, mas depois do que aconteceu ontem, 16-03-2016, resolvi adiantar esse post que acredito que será muito útil.

Vamos lá, não tem textão, mas tem listinha. Para economizar e otimizar tempo no mercado.

1. FAÇA UMA LISTA DAS COISAS QUE SERÃO COMPRADAS

Sempre olhe exatamente o que está precisando pra evitar, compras em excesso, consumismo e possivelmente desperdício. Leve a lista e siga.

2. LEVE UMA CALCULADORA

Conte exatamente o que está no carrinho pra evitar sustos no caixa. A maioria dos celulares tem calculadora e isso evita levar um peso extra.

3. NÃO VÁ AO MERCADO COM FOME

Essa regra é de ouro que muitos economistas dizem. Se você está com fome possivelmente comprará coisas a mais do que o necessário.

4. NÃO VÁ AO MERCADO PASSEAR

Como Assis existe poucos pontos turísticos e opções de lazer, o pessoal costuma ir muito aos mercados para passar o tempo ou comprar apenas um item. Isso pode ser uma armadilha, pois às vezes corremos o risco de ir comprar ingredientes para uma sobremesa e quando vemos já virou quase compra de mês e de porcaria (leia-se porcaria tudo que não é de necessidade básica como comida ou produtos de limpeza)

5. PESQUISE OS PREÇOS

A maioria dos mercados entrega folhetos toda semana, não jogue fora e dê uma olhada antes; existem diferenças grandes de um para o outro. Alguns cobrem oferta da concorrência, mas é preciso levar o jornalzinho pra provar que aquela informação é verídica (outro motivo pra olhar os folhetinhos).

6. FACA COMPRA POR PARTES

Compre o que precisa da oferta e deixe o restante para o mercado que você está habituado a comprar. Meu avô tem uma técnica: ele vai comprar as ofertas de cada mercado toda semana.

7. COMPRE POR SEMANA

Itens de feira : legumes, verduras e frutas, se você não tem o costume de ir à feira livre os mercados tem os dias próprios para ofertas, por isso compre por semana. São itens perecíveis que estragam muito rápido, e devem ser comprados em pouca quantidade e toda semana para evitar desperdícios e ter sempre produtos frescos em casa. Isso vale pra carnes e alimentos em geral; comprando sempre você evita acúmulo e não corre o risco de deixar produtos vencendo no armário ou pagando aluguel no freezer.

8. NÃO FACA SUBSTITUIÇÕES

Às vezes o item que você precisa não está disponível, aí ao invés de você ir embora, o que a maioria das pessoas faz, compra outra coisa no lugar, e isso só gera outro problema. Você não comprou o que precisava, gastou o dinheiro e ainda vai ter que ir em outro mercado comprar o que está precisando.

9. EVITE IR AO MERCADO DEPOIS DAS 18

Ok, eu também trabalho e é o único horário que me sobra. Mas é o horário que todos resolvem ir. Sábado, domingo perto da hora do almoço e depois das 18 é sempre horário de pico. Quanto mais tempo você ficar perambulando pelo mercado mais vai querer gastar e em alguns casos se irritar. Se não tem remédio vá logo as 18 ou perto de fechar que o movimento está mais baixo.

10. VÁ aO MERCADO ACOMPANHADO

Outro dia era quinto dia útil e eu resolvi comprar umas coisinhas que faltavam. Fui feliz e contente com minha listinha na mão, sorte que minha mãe foi comigo. Quando cheguei era perto das 20hs, já tinha feito comida e dado janta pro marido e pro filho e resolvi ir.... todos os caixas estavam com pelo menos 5 pessoas na fila. Ok, em meia hora isso se resolve e quando eu decidir passar vai ter menos fila. Errado. Enquanto eu pegava alguns itens minha mãe pegava o resto e logo ela foi pra fila e eu fui terminando de fazer a compra e mesmo assim ficamos mais de uma hora pra comprar umas coisinhas.

Espero ter ajudado, aproveitem as dicas.

Dividam as experiências de vocês aqui embaixo nos comentários.

Beijos ate o próximo post ;-*

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais