Buscar no site

5 livros para começar 2022 sabendo mais sobre o mercado de tecnologia

Executivo do Grupo FCamara indica títulos para quem deseja aprender e se aprofundar no universo de TI

  • 11/01/22
  • 19:00
  • Atualizado há 115 semanas

O mercado de tecnologia não para de crescer e nesse mesmo passo aumentam as oportunidades de atuar profissionalmente na área. Apenas no Brasil, a estimativa é de 70 mil novas vagas ao ano, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Mas nem sempre é fácil acompanhar um setor marcado por tantas inovações a todo o momento e se manter por dentro das tendências. Por isso, boas leituras podem ajudar quem segue carreira na tecnologia - e também os admiradores da área.

Joel Backschat, CTO do Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, indica cinco livros para começar o próximo ano com mais conhecimentos sobre o universo de TI. Confira:

1. Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software, de Robert C. Martin e Kevlin Henney

A base do trabalho de um desenvolvedor é escrever códigos. Mas como fazer isso de forma simples? É o que o livro de Martin ensina: escrever código fácil para que, tanto você, que escreveu, quanto um terceiro, entendam o que foi feito. "Livro básico que te faz repensar tudo o que você sabe em relação a desenvolvimento de sistemas. Vale a pena ler para quem quer se aperfeiçoar e melhorar sua produtividade", recomenda o executivo.

2. Team Topologies, de Matthew Skelton e Manuel Pais

Essa obra traz ensinamentos para a formação e desenvolvimento de equipes bem-sucedidas na entrega de softwares eficientes. Além disso, ajuda as organizações a reavaliarem sua abordagem de avaliação de desempenho nas entregas de software, operações e suporte. "É um grande livro para entender porque o formato de times e de empresas tem tanto impacto no software que desenvolvemos e o que podemos fazer para termos pessoas que façam a diferença nesse processo".

3. Design It!, de Michael Keeling

Ideal para quem é desenvolvedor de software e não teve contato com esse tipo de arquitetura, mas precisa e quer adquirir esse conhecimento. "Livro muito bom para mostrar o papel do arquiteto dentro do novo momento que vivemos na tecnologia, em que escalabilidade e falta de pessoas são fatores reais na maioria dos projetos", destaca Joel.

4. Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations, de Jez Humble e Gene Kim

Trazer a tecnologia para gerar valor de negócio e apresentar dados de pesquisas é o que ajuda a medir a performance das entregas dos softwares. Esse é um dos conceitos abordados e defendidos no livro. Dessa forma, os leitores saberão como medir as performances de suas equipes e em quais recursos devem investir para melhorá-las. "Gosto desse título porque mostra uma visão inovadora ao explicar o que significa realmente ter um time de alta performance por meio de métricas do sistema".

5. O projeto fênix: um romance sobre TI, DevOps e sobre ajudar o seu negócio a vencer, de Gene Kim

Esse romance retrata um problema bem comum do mundo real: um dos personagens é gerente de TI de uma empresa e é acionado para "salvar" um projeto que representa o futuro da organização, mas extrapola o orçamento e está bastante atrasado. De uma forma um tanto inusitada, os autores renomados do movimento DevOps apresentam uma história que qualquer um que trabalhe com TI reconhecerá. "Ela realmente conecta desenvolvedores e times de infraestrutura e foca no papel do DevOps para realizar essa união. Esse é o encanto da história, é uma situação tão comum que nos aproxima e nos faz simpatizar com todo o enredo", analisa o CTO.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também