Buscar no site

A gratidão é um caminho para a felicidade?

Por Deborah Dubner

Bem-Estar

  • 18/10/22
  • 19:00
  • Atualizado há 78 semanas

Na ótica da Psicologia Positiva, a felicidade inclui toda a aquarela de emoções, mas constrói-se cotidianamente nutrindo relações e emoções positivas, realizações, escolhas com significado e engajamento nas diversas dimensões da vida. É uma jornada trilhada passo a passo, não um lugar de chegada. Quando conseguimos viver nossos dias em estado maior de presença, nos conectando com o sentimento de Gratidão pelas dádivas da vida, certamente nos sentimos mais felizes.

A Gratidão é considerada uma força de caráter e está ao alcance de todos. A pesquisadora Sonja Lyubomirsky, professora no Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, explica que a Gratidão reduz a pressão arterial, equaliza a frequência cardíaca, traz mais positividade e qualidade ao nosso cotidiano, melhora a segurança, engajamento e satisfação. Por outro lado, não é saudável fazer da gratidão um caminho de autocomplacência, pois nem tudo o que nos acontece é motivo para nos sentirmos gratos. Assim, a gratidão é uma força-mestre, mas é fundamental aprender a ativá-la com consciência, bom-senso e equilíbrio.

O ato de agradecer estimula a dopamina, um neurotransmissor fundamental na regulação dos processos motivacionais, e a ocitocina, que possui um efeito calmante. Ambos fazem parte do grupo chamado de "neurotransmissores da felicidade", que aumentam as sensações de bem-estar e diminuem o estresse e a ansiedade.

Por isso, pessoas gratas costumam exibir níveis elevados de vitalidade, otimismo e satisfação. Além disso, estudos mostram que o nosso cérebro não é capaz de sentir gratidão e infelicidade ao mesmo tempo. Assim, é muito fácil compreender por que a Gratidão faz tão bem.

O bem-estar depende dos nossos hábitos e escolhas. Como fazer da Gratidão uma prática diária? Existem inúmeras formas de agradecer e o importante é que cada pessoa descubra a sua. Que hábitos de gratidão você vai criar para se tornar mais feliz?

"Não é a felicidade que nos torna gratos, mas a gratidão que nos torna felizes". (Martin Seligman)

Divulgação - Deborah Dubner - Autora
Deborah Dubner - Autora

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais