Buscar no site

Aprenda a organizar sua mala de viagem

Consultora de imagem e diretora de Moda Praia dão dicas de como montar bagagem consciente e personalizada

Viagem

  • 28/12/21
  • 07:00
  • Atualizado há 117 semanas

É chegada a hora de fazer as malas para as férias de Verão e o desafio é levar o necessário sem carregar peso desnecessário. A bagagem perfeita, segundo especialistas, existe e pode ser organizada com boas escolhas. O truque é conhecer bem o roteiro de viagem e o estilo de cada viajante - lembrando que crianças sempre vão precisar de mais peças que um adulto para poderem brincar à vontade e sem medo de se sujar.

Para os maiores, peças polivalentes e que podem ser ressignificadas são uma tendência presente especialmente em setores mais dinâmicos, como o de Moda Praia. "É a versatilidade de levar uma peça e, no caso de biquínis dupla face, ter na mala um, dois, três e até quatro biquínis diferentes com um único conjunto. No caso do camisão ou do maiô, a pessoa transforma o uso e pode vestir na praia como saída ou em um look mais casual", explica Erika Bianchini, diretora da empresa de Moda Praia Beijo do Sol.

Por essa razão, a marca incluiu em suas coleções modelos que, combinados entre si ou com outras peças, permitem vestir bem não só à beira mar. Os itens criados podem ser usados na praia, mas também em diversas situações do dia-a-dia, como ir a um restaurante ou a um museu.

Entre os destaques dessa proposta estão os modelos Ripple (dupla face) e as Hot Pants Dupla Face que podem ser usados de quatro formas diferentes, e os maiôs que funcionam como body. "Uma mesma peça serve de várias formas. Os camisões podem ser saída de praia ou mini vestido ou amarrados e usados com um shortinho ou calça jeans.", afirma Erika.

A consultora de imagem Gal Nader afirma que, com exceção de blogueiras, que trabalham com divulgação e moda, deve-se evitar levar itens demais, pois isso causa excesso de bagagem e de peso, dificuldade para compor ou até encontrar o que se procura e, no fim, mais itens para arrumar na volta para casa. "As pessoas pensam que precisam levar tudo que tem em uma viagem, mas não é bem assim. O interessante é sempre planejar a mala com antecedência, saber quantos dias de viagem, o clima do local, se esfria à noite, se tem algum compromisso mais formal. Outra dica é usar duas ou três cores coordenáveis entre si, para conseguir variar os looks", diz a especialista.

Consumo consciente

Gal Nader trabalha com o desejo de imagem de suas clientes há 9 anos. Seu foco hoje são pessoas que querem priorizar o consumo consciente. A consultora desenvolveu ao longo da carreira um método próprio, que vai além da moda na hora de definir o que fica bom em cada pessoa e o que deve estar em uma mala de viagem. "Tem que se levar em consideração o corpo, a análise facial e, no caso da mala, eu até tiro fotos dos looks possíveis com o que foi selecionado. A gente pensa antes para não perder tempo depois na viagem", afirma a consultora. A proposta preferida por Gal é o chamado "armário cápsula", também conhecido como guarda-roupa minimalista. "Sabendo comprar, tudo fica bem", destaca ela.

Na mesma linha de pensamento, a Beijo do Sol tem investido em produção sustentável, com impressões digitais que consomem menos água e upcycling de retalhos, que são doados e reutilizados por artesãos em uma comunidade. A marca tem ainda peças de poliéster com elastano, um tecido tecnológico que, além de secar rápido para dar praticidade ao reuso das peças, também prolonga a durabilidade dos itens.

Planejamento é tudo!

Saber a programação com antecedência é essencial para calcular a quantidade de peças. "Não tem uma fórmula, porque cada pessoa tem um estilo. Tem que saber quais programas serão feitos, para não levar peças a mais e que voltam sem uso", explica a consultora Gal Nader.

A dica, segundo ela, é levar sempre mais partes de cima que partes de baixo, com duas ou três peças de cima para cada peça de baixo. "O que chama a atenção é o que está próximo ao rosto. Se usar uma calça a semana inteira, ninguém vai notar, mas uma blusa as pessoas lembram porque está mais perto da face", conta Gal.

O biquíni segue a mesma regra: duas partes de cima para cada parte de baixo, lembrando que a secagem rápida permite lavar facilmente a sunga ou calcinha depois de cada uso. "Dupla face também é uma opção legal. O maiô pode ser usado com uma pantalona, uma saia, Sempre tentando um contraponto da peça justa com uma peça mais larguinha para ficar elegante", diz a consultora de imagem.

Peças coringa e como montar a mala

Peças de Moda Praia inspiradas no streetwear, apetrechos coringa e lenços são itens inteligentes para se ter em uma viagem. "Algumas partes de cima do biquíni parecem e podem ser usadas como cropped. Fica interessante também abusar do acessórios, porque eles mudam a cara do look e ocupam pouco espaço na mala. Lenços podem ser usados como saídas de praia e, se esfriar um pouco, é só jogar nos ombros", afirma a consultora Gal Nader.

Quanto aos sapatos, as mulheres podem levar uma rasteirinha, uma sandália mais elegante para sair à noite e um tênis (que vai no pé para não ocupar espaço na mala durante a viagem e ainda garantir o conforto nesse momento). Por fim, um vestido básico no estilo da pessoa. "Se surgir algo de última hora, é só mudar o acessório, colocar um colar com o vestido e já se tem algo mais arrumado", indica a especialista.

Crianças dependem da idade, mas é sempre regra levar mais roupas que um adulto, pois os pequenos tendem a se sujar mais e precisam de mais trocas, inclusive na parte de baixo do look.

No calor, é bom selecionar peças respiráveis, como algodão, malha e linho. "Não tem problema o linho ficar amarrotado. Lógico que não é um amarrotado por ter sido dobrado errado, mas de uso. Aliás, a gente faz a mala pensando na dobra que acontece naturalmente no uso da peça. Dobra-se ao meio uma saia e não no comprimento", explica Gal.

As peças devem ser dispostas na mala em camadas. As maiores devem ser colocadas no fundo e as menores por cima - biquínis, lingeries e até sapatos (devidamente embalados) devem ser dispostos nos vãos que sobram. "Quanto menos dobrar na mala, menos amarrotado fica. E quanto mais compacto, melhor. Não pode ficar buraco. Dos looks, não tem certo ou errado. Tem o que funciona para aquela pessoa e aquela ocasião", finaliza a consultora.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também