04 de Março de 2021
20º/30º
Entretenimento - Blog

Cinco motivos para hidratar a pele no verão

Especialista explica a importância de manter uma boa hidratação cutânea e alerta sobre os cuidados necessários durante a estação mais quente do ano

O período do ano mais desejado pelos brasileiros já começou. As altas temperaturas e a necessidade de fazer mais atividades ao ar livre podem comprometer a saúde da pele. Apesar disso, muitas pessoas negligenciam este cuidado nesta época.

"A exposição aos raios solares é extremamente importante para a produção de vitaminas e o bem-estar do corpo e da mente. Porém, é sempre importante usufruir deste recurso com consciência e proteção", explica a dermatologista Dra. Luciana Conrado.

Os cuidados com a pele independem da estação do ano, usar filtro solar em dias frios é essencial, mas é preciso redobrar a atenção durante o verão. "Além da fotoproteção, outro cuidado indispensável no calor é a hidratação da pele. Por isso, é um hábito que deve ser incluído na rotina diária", alerta a dermatologista, que lista cinco motivos para priorizar a hidratação da pele durante o verão:

1. Há perda de água no tecido cutâneo

A exposição intensa aos raios solares aumenta o fluxo natural de perda de água no corpo. Por isso, é fundamental a ingestão de água durante todo o dia para o bom funcionamento do organismo e para a saúde e bem-estar da pele.

2. Uso excessivo de ar-condicionado

Além dos passeios ao ar livre, em dias quentes, é comum que o uso de ar-condicionado seja mais frequente. A baixa temperatura do ar em um espaço pequeno e fechado, como dentro do carro, em escritório ou em casa, pode provocar o ressecamento da pele.

3. Provoca o envelhecimento precoce

O excesso de exposição ao sol pode causar o aparecimento de rugas, linhas de expressão e com isso, acelerar o envelhecimento da pele precocemente. O cuidado aqui não é apenas para o rosto, mas para os lábios, pescoço, colo e mãos que são regiões que costumam ser afetadas. A hidratação também auxilia na prevenção do envelhecimento cutâneo.

4. Pele ressecada pode provocar oleosidade

Você não leu errado! Por mais contraditório que possa parecer, o ressecamento pode causar o efeito rebote no organismo, nas glândulas sebáceas aumentando a oleosidade no rosto. A exposição ao sol aumenta a transpiração e faz com que a pele perca água e fique desidratada. É por isso que, além da quantidade adequada de consumo hídrico e alimentos ricos em vitamina E, é preciso incluir na rotina o uso de produtos hidratantes na face e no corpo.

5. Evita dermatites e coceiras

Todos os tipos de pele sofrem no verão. Mas, as secas e sensíveis tendem a ser mais prejudicadas, pois além do ressecamento podem desenvolver hipersensibilidade na região mais exposta ao sol, com irritação, coceira e até feridas que podem ser evitadas se a pele estiver com a hidratação adequada.

O recomendado é o consumo de pelo menos 2 litros de líquido por dia, alimentação saudável e o uso de sabonetes, creme e loções com ação hidratante, que são essenciais para a saúde da pele, além é claro do filtro solar que deve ser reaplicado, em média, a cada duas horas de contato com o sol, várias vezes ao longo do dia.
Redação AssisCity
Bem-Estar
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM