Buscar no site

Como fortalecer a imunidade com chás caseiros

Alimentação pobre em vitaminas e minerais e estresse podem contribuir para a imunodeficiência

Bem-Estar

  • 12/05/22
  • 20:00
  • Atualizado há 100 semanas

As baixas temperaturas intensificam a sensação de frio, aumentando o risco de gripes e resfriados. Alguns fatores como baixa imunidade podem contribuir para que o organismo fique mais propenso a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, fazendo com que o indivíduo fique doente com frequência.

Segundo Márcia Xavier, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, para saber se a imunidade está baixa, pode ser verificado com exames bioquímicos e também observar alguns sintomas no corpo, como por exemplo: cansaço excessivo, doenças simples que ficam graves, como gripes recorrentes, herpes labial, estomatite e amigdalite na boca, infecções respiratórias persistentes e constantes, queda de cabelo e unhas fracas, podem ser sinais que a imunidade esteja baixa. "A alimentação saudável contendo alimentos ricos de vitaminas e minerais, principalmente ricos e vitaminas C e do complexo B, são a melhor maneira de prevenir a baixa da imunidade.

A seguir, a nutricionista dá dicas de chás que fortalecem o sistema imunológico.

Gengibre

Tem como principal função melhorar o sistema imunológico por possuir um excelente antioxidante e acaba inibindo a ação dos radicais livres, que prejudicam nossa saúde. Além disso, ele é rico em vitamina C e B6.

Alho

O alho tem propriedades funcionais importantíssimo, por ser rico em vitamina C e possui antioxidantes que acaba defendendo o organismo contra vírus e bactérias.

Erva doce

Um chá muito conhecido, porém, poucas pessoas sabem que ele ajuda a melhorar o sistema imunológico por conter grande quantidade de Vitamina C, mineral e ferro. Ambos são excelentes para uma boa manutenção da nossa saúde.

Chá de Guaco

Pouco utilizado, porém tem um grande potencial na melhora da imunidade, pois tem ação antioxidante e anti-inflamatória, com atuação das vitaminas C e B.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais