15 de Outubro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Blog

Como o consumidor percebe o valor de uma marca na era digital?

O valor da marca para o consumidor pode ser atribuído de diferentes formas, mas uma coisa é certa: ele está diretamente relacionado à percepção que o público tem diante da imagem e da experiência, seja a sua própria ou por referência de outras pessoas.

Construir uma marca de valor é agregar a ela algo que vai muito além dos produtos e serviços que oferece, mas criar um conceito, um estilo, uma identidade, uma associação com o público. Enfim, é preciso criar uma personalidade.

O valor da marca para o consumidor

Primeiramente, o valor da marca depende da perspectiva do cliente. Coloque-se no lugar dele e pense: por qual motivo ele poderia escolher a sua marca e não a do concorrente? O que sua marca oferece além do produto que você comercializa?

O valor da marca é uma combinação estratégica de publicidade, marketing e branding que visa dar significados à imagem da marca e ao que ela oferece.

Vejamos um exemplo prático: por que os consumidores do Starbucks pagam muito mais caro em um copo de café dessa rede em vez de pagarem mais barato em qualquer outra cafeteria?

Porque a marca oferece muito mais do que café. Ela tem um conceito e um valor. As pessoas pagam por cafés diferenciados, que são únicos numa mostragem que vai desde o aroma e as combinações, até o atendimento, o ambiente, o estilo, o acesso ao Wi-Fi — que pode parecer bobagem, mas faz toda a diferente —, e uma experiência positiva de conquista de fãs.

Desde o logo, as cores, a decoração, a harmonização do ambiente, tudo foi pensado para que a rede Starbucks conquistasse um público que enxergasse muito mais que apenas café, ou seja, enxergasse valor.

O que é preciso para construir uma percepção positiva

É preciso tempo, recursos e investimentos para construir uma personalidade forte de uma marca a tal ponto de conquistar um público fiel como no caso citado do Starbucks. Por isso, elaboramos algumas dicas de como essa percepção pode ser construída.

Proporcione experiências

Seja visto pelo seu público, esteja aonde o seu público está e permita que ele saiba quem você é. Algumas empresas utilizam ações como brindes, amostras grátis, degustações e demonstrações de seus produtos a fim de proporcionarem uma experiência diferente ao cliente com o produto/marca.

Explore referências

Os consumidores tendem a relacionar uma marca com quem está à frente dela e a publicidade explora bem esse fator — colocando celebridades ou outras figuras públicas de certo perfil para fazerem propagandas.

Veja o caso da empresa de carnes Friboi. Ela utilizou um ator que possui um perfil de fãs composto, em sua maioria, por donas de casa ou mulheres que costumam fazer as compras para o lar e que têm o ator como alguém de confiança e que passa credibilidade.

Crie uma crença

Como uma continuidade ao tema anterior, criar uma crença é uma questão de passar confiança ao público, é fazê-lo acreditar que a marca é eficaz e que pode confiar nela para solucionar o problema que tenha.

Construa uma imagem relevante

Marcas que utilizam em sua imagem um toque de sofisticação costumam estar relacionadas, às vistas dos consumidores, como marcas/produtos especiais, premium, vip ou qualquer outro nome que simbolize esse conceito de "exclusividade" e "cuidado".

O fato é que quando essa percepção de que aquilo tem mais valor do que outro produto acontece, é possível elevar os preços. Você conquistou um posicionamento que lhe permite isso, afinal, as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais pelo que mostra ter mais qualidade.

A construção do valor da marca para o consumidor é um processo que ocorre de forma lenta e depende de muito trabalho. Veja nosso artigo sobre construir um novo posicionamento e aprimore as ações da sua empresa!

A sua empresa já tem uma presença na internet? CONSULTE um de nossos especialistas e saiba o que podemos fazer pela sua marca!


Penze
A Penze é uma agência de Marketing Digital fundada em Fevereiro de 2014, inicialmente focada em ser uma empresa de tecnologia, encontrou um novo nicho de mercado onde atua desde Novembro do mesmo ano, ajudando empresas a gerarem resultados. Com a Era Digital, ajuda empresas a se posicionarem na internet e a gerarem novas formas de relacionamentos com consumidores.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM