Buscar no site

Comprar uma BMW usada, compensa?

Cuidado para que seu sonho não vire um pesadelo depois e fique atento a algumas questões que você precisa levar em consideração na hora de escolher a sua BMW

Bem-Estar

  • 27/07/20
  • 16:00
  • Atualizado há 195 semanas

Comprar um carro de alto padrão nem sempre é uma decisão fácil de tomar a medida que você precisa conhecer bem o carro que está comprando para compensar o alto investimento. Mesmo que o carro já tenha um certo tempo de uso, ele pode representar um bom negócio por ter um custo menor e, dependendo da conservação, apresentar vantagens similares a de um carro novo ou seminovo. Se você é leigo no assunto, fique ligado a algumas questões que podem te auxiliar nessa empreitada, principalmente em se tratando de carros à venda em SP.

Informe-se antes

Muito importante saber do produto que você está adquirindo para não se arrepender depois. Veja se ele adequa ao seu gosto e a sua necessidade, se está dentro das suas possibilidades de investimento. Leia artigos de plataformas digitais especializadas no assunto quanto as vantagens e desvantagens de um carro usado, pesquise sobre as oportunidades de negociação sobre as BMW, converse com mecânicos e avaliadores sobre os benefícios de investir num carro desse modelo, peça dicas de donos de outros automóveis similares sobre as principais questões que você precisa estar atento na hora da compra. Veja mesmo se vale a pena os custos de manutenção de um carro desse padrão e se você está realmente disposto a arcar com isso. Lembre-se que, principalmente por se tratar de um carro usado, a BMW poderá apresentar alguns desgastes com o tempo de uso, terá uma depreciação acumulada e poderá necessitar de reparos e outros ajustes com o passar do tempo. Fique atento as avarias na lataria e pintura, as falhas da parte mecânica, se já sofreu algum tipo de batida ou acidente haja vista que alguns vendedores, mal intencionados, podem tentar maquiar ou disfarçar as imperfeições.

Documentação regular

Considere antes o investimento que está fazendo e tente se cercar de todos os lados para não cair numa furada depois. A regularidade dos documentos deve ser uma preocupação sua, haja vista a quantidade de ilicitudes nas transações automobilísticas, principalmente com carros roubados. São algumas atitudes que você precisa ter para assegurar a garantia da sua negociação: verifique a situação do automóvel junto ao Detran, veja se não é alvo de busca e apreensão, verifique se não está envolvido em nenhuma pendência jurídica ou processo judicial, investigue se o vendedor realmente tem a propriedade do carro e se está autorizado para realizar a comercialização. Mesmo que toda esteja em dia e parece realmente regular, verifique os documentos utilizados para tal certificação, estando a par de toda a documentação de garantia. Desconfie sempre de tudo especialmente se a oferta for muito boa.

Custo x benefício

Investir numa BMW usada precisa valer a pena e muitas vezes o preço não compensa. Um tipo de automóvel que mesmo usado, não terá um valor tão mais baixo que o padrão de um novo. Lembre-se que dificilmente você encontrará uma BMW barata com conservação significativa e ótimas condições de uso. Mesmo diante de um bom custo benefício, você precisa avaliar os possíveis gastos a longo prazo. Às vezes, é melhor esperar um pouco e poupar o dinheiro que você já tem e investir num automóvel novo com todas as garantias e livre de quaisquer problemas futuros.

Atenção aos golpes

Mesmo que você tenha encontrado um modelo que se enquadre no seu gosto e no estilo por um bom preço, não deixe de agir com cautela e segurança na compra. Desconfie das informações que foram passadas, analise as condições de pagamento e tenha estratégia na negociação. Peça ajuda de um especialista para analisar o carro caso você não tenha experiência suficiente para isso. Não deixe de procurar seu mecânico de confiança para inspecionar o estado geral do carro também. Desenvolva um postura crítica e um olhar desconfiado sobre as informações que lhe oferecerem. Muitas vezes uma análise pré venda bem feita com um técnico que entende do assunto pode lhe poupar muitos prejuízos. Existem hoje mecânicas especializadas nesse tipo de avaliação que podem reconhecer irregularidades e defeitos na lataria e pintura, pneus, embreagem, rodas, quilometragem marcada não condizente a conservação do veículo, pedais, estofamento depreciado, dentre outros.

Desvalorização

Por serem carros de marca e sonho de consumo de grande parte das pessoas, os modelos BMW são ótimos carros, mas que também apresentam desvantagem quanto a sua valorização. Alguns modelos de BMW perdem valor muito rapidamente com o passar dos anos diferentemente de outros modelos de veículos similares. Tente verificar isso fazendo um teste com o preço de uma BMW x1, por exemplo, que tenha 3 anos de idade e outro modelo similar que tenha seis anos.

Esse artigo foi útil para você e ajudou a esclarecer as suas dúvidas? Então não deixe de seguir as nossas redes sociais com mais novidades sobre o assunto.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também