30 de Junho de 2022
20º/30º
Entretenimento - Blog

Conheças as principais dúvidas sobre a recuperação pós abdominoplastia

Após a realização de uma cirurgia plástica, é comum surgirem as mais variadas dúvidas; confira a seguir quais são as principais

Realizar uma plástica no abdômen para remoção da pele excedente é o sonho de muitas mulheres em busca de autoestima e confiança.

Após realizá-la, além da ansiedade para visualizar os resultados, surgem algumas dúvidas que podem não ter sido questionadas antes do procedimento.

Para te ajudar, reunimos abaixo as principais dúvidas a respeito do pós-operatório e as respostas para elas. Confira!

Características do pós-operatório da cirurgia plástica no abdômen
Por se tratar de um procedimento delicado, a plástica no abdômen exige alguns cuidados no momento da recuperação, tanto para alívio da dor do paciente que se submeteu a plástica quanto para que os resultados em si sejam satisfatórios.

Durante os dez dias iniciais após a operação, por exemplo, é necessário que haja repouso intenso. Entretanto, a recuperação total demora aproximadamente dois meses e os resultados definitivos são vistos somente depois do sexto mês.

É claro que esse período é variável, afinal cada pessoa possui características diferentes e, obviamente, em vista disso, a resposta de cada corpo pode mudar em relação outra pessoa que fez o mesmo procedimento.

Inclusive, quando se concilia a lipoaspiração, aquela cirurgia que visa remover o excesso de gordura, ou mamoplastia, popularmente conhecida por prótese de silicone, o pós-operatório é mais delicado e mais doloroso e a recuperação é mais demorada.

É importante que seja respeitado o período de internação depois da cirurgia, que varia de dois a quatro dias e, no geral, é imprescindível usar alguns itens, sendo eles:

Dreno: nada mais é do que um recipiente que realiza a drenagem do sangue e dos líquidos que se acumulam no local da cirurgia. O uso normalmente é somente durante a internação, mas não fica restrito somente a este momento;

Cinta modeladora: a função da cinta modeladora é dar proteção ao abdômen, além de evitar que líquidos se acumulem. Não pode ser retirada por, no mínimo, uma semana;

Meias de compressão: o objetivo das meias de compressão é evitar que coágulos se formem, por essa razão, o uso dela só é liberado para o banho.

As atividades do cotidiano podem ser retomadas pouco a pouco, após a alta hospitalar, desde que não gerem nenhum tipo de dor ou incômodo.

Se todas as recomendações do médico cirurgião forem seguidas, as chances de possíveis complicações são minimizadas. Contudo, é justamente nesse momento que infinitas dúvidas surgem. Para ter a resposta das diversas questões, continue a leitura.

Quais são as principais dúvidas sobre a recuperação após a cirurgia do abdômen?
Descubra quais são as maiores dúvidas a respeito do processo de recuperação da cirurgia plástica de abdômen e veja se encontra a resposta para suas próprias dificuldades. Veja!

Como devo dormir?
Uma dúvida bem comum após ter se submetido a uma cirurgia na barriga é quanto a melhor maneira de dormir.

Dessa forma, destacamos que é de extrema importância dormir com a barriga para cima, recostada e com as pernas dobradas. É importante evitar dormir de bruços ou de lado, pois dessa forma o abdômen é pressionado e a cicatriz pode ser machucada.

Como não são todas as pessoas que tem condições de arcar com os custos de ter temporariamente, após a cirurgia, uma cama articulada, é possível adaptar qualquer cama para que os cuidados pós-operatórios.

Assim, recomenda-se colocar almofadas na região das costas, para que o tronco seja um pouco elevado e abaixo dos joelhos, para manter as pernas levantadas. No mínimo por 15 dias essa posição deve ser mantida, ou até o desconforto cessar.

Qual a melhor posição para andar?
Para andar, é importante manter o tronco dobrado para frente, curvando as costas e segurando o abdômen com as mãos, proporcionando mais conforto e alívio da dor.

Ao sentar, é recomendável buscar por assentos com apoio nas costas e os pés precisam também ficarem mantidos no chão.

Como deve ser o banho?
Como já falamos, a cinta modeladora é mantida no corpo durante uma semana, não podendo ser removida. Por essa razão, o banho não deve ser tomado. Contudo, para manter a higiene pessoal, pode-se utilizar lencinhos umedecidos.

Após este período, o banho pode ser tomado, desde que com a ajuda de alguém, para não ser feito qualquer esforço que possa se tornar prejudicial.

Qual o momento de retirar a cinta modeladora e as meias de compressão?
Continuamente, a cinta é mantida por aproximadamente uma semana. Após esse prazo, é possível retirá-la para o banho e para tratar a cicatriz, mas deve ser mantida ao longo do dia, por cerca de 45 dias.

Já as meias de compressão podem ser retiradas para o banho e recolocadas logo após e definitivamente, pode-se parar de usá-las quando as atividades do cotidiano retornam.

Como a dor pode ser aliviada?
Para responder a essa pergunta, ninguém é melhor que seu próprio médico, que conhece seu histórico. Entretanto, alguns analgésicos são excelentes e podem ser alinhados a cremes e géis de massagem relaxante.

Quando é o momento de trocar os curativos e retirar os pontos?
Como regra, os curativos são trocados ao final de quatro dias, prazo este que pode ser encurtado caso existam manchas de sangue ou de algum líquido amarelo. Nessas hipóteses, um médico deve ser procurado com antecedência.

Quanto aos pontos, é somente após decorridos oito dias que eles podem ser retirados, pelo mesmo médico que realização todo o procedimento cirúrgico.

Qual é a recomendação quanto a exercícios físicos?
Para que não se formem coágulos, é bom se movimentar. Por isso, são liberadas curtas caminhadas a cada duas horas. A academia, do contrário, deve ser recomeçada depois de um mês, evitando os abdominais e a musculação, que só pode ser retomada em cerca de três meses.

Como precisa ser a alimentação?
Dentro de quatro horas após a cirurgia, não é possível comer. Passadas a quinta hora de cirurgia, torradas e chás são liberadas e por fim, depois de oito horas, são admitidos caldo, sopas, chás e pães.

Procure um médico cirurgião de confiança, realize uma avaliação e faça a abdominoplastia de seus sonhos!
Divulgação
Bem-Estar
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM