Buscar no site

Dia Nacional da Bossa Nova: as canções mais tocadas de Tom Jobim

Data é uma homenagem ao nascimento do cantor e compositor e Ecad faz balanço sobre suas obras musicais

Música

  • 25/01/21
  • 18:00
  • Atualizado há 168 semanas

No dia 25 de janeiro é festejado o "Dia Nacional da Bossa Nova". A data marca o aniversário de nascimento de Tom Jobim, um dos responsáveis pela criação da Bossa Nova e um dos maiores expoentes da música brasileira.

Para celebrar, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre as obras musicais do cantor e compositor. Entre as mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública estão "Garota de Ipanema", "Wave", "Chega de saudade", "Eu sei que vou te amar" e "Águas de março".

"Garota de Ipanema", composição de Tom Jobim em parceria com Vinicius de Moraes, é a sua música mais gravada por outros intérpretes. A canção foi lançada em 1962 e é um dos grandes sucessos do artista. Também figuram nessa lista "Eu sei que vou te amar", "Corcovado", "Wave" e "Chega de saudade".

Antônio Carlos Jobim nasceu em 25 de janeiro de 1927 e completaria 94 anos este ano. No banco de dados do Ecad, ele tem 458 músicas e 1017 gravações cadastradas. Nos últimos cinco anos, mais de 80% dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de música destinados a ele foram referentes aos segmentos de TV, Show, Música ao Vivo e Rádio.

É importante ressaltar que seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais