Buscar no site

Doenças causadas por bactérias prejudicam qualidade de vida de pets, alerta veterinário

Meu amigo Pet

  • 03/04/22
  • 19:00
  • Atualizado há 106 semanas

As enfermidades causadas pela ação de bactérias são bastante comuns em cães e gatos em todas as regiões do país. Os pets são naturalmente expostos a esses micro-organismos, que provocam doenças que afetam desde a pele e os dentes - causando a chamada periodontite - até aos sistemas urinário e respiratório, diminuindo o bem-estar e a qualidade de vida dos pets.

"Enfermidades bacterianas afetam diferentes órgãos de cães e gatos e não estão restritas a determinada faixa de idade ou raça específica. Em geral, estas doenças podem provocar diferentes sintomas e ao serem observados é extremamente importante a consulta a um médico veterinário ou especialistas para que seja realizado o diagnóstico e indicado o tratamento adequado", comenta o médico veterinário Jaime Dias, gerente técnico de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

Os sintomas para cada enfermidade são distintos dependendo do órgão afetado, podendo envolver: tosse, secreções com produção de catarro, febre, diminuição de apetite, dificuldade em urinar, diarreia, lesões com produção de pus, entre outros. Por isso, o tutor deve estar sempre atento aos sinais apresentados por seu pet. Em caso de recorrência ou situações anormais, é preciso procurar atendimento para avaliação correta. "O diagnóstico preciso e, quando possível, precoce, ajuda a evitar o sofrimento dos animais e até impedir o agravamento do caso."

"Após o diagnóstico, o tratamento eficaz é essencial. Para estes casos o uso de antibiótico é necessário, sendo prescrito pelo médico veterinário. Contudo, algumas bactérias podem estar resistentes ao tratamento, principalmente quando produzem as betalactamases, enzimas que inibem a ação do antibiótico, inativando sua ação e impedindo a recuperação do pet", explica Jaime Dias.

"Nesse cenário, a combinação de princípios ativos é muito importante como no caso da amoxicilina com o ácido clavulânico - que promovem a inativação das betalactamases, permitindo a ação do antibiótico frente às bactérias, sendo com isso possível o tratamento e a recuperação da saúde e do bem-estar dos nossos companheiros", destaca o veterinário.

A união destes dois princípios ativos está presente em Clavaseptin P, uma grande novidade da Vetoquinol - uma das 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo. O medicamento é indicado para o tratamento de infecções causadas por diferentes bactérias que podem provocar doenças em cães e gatos de todas as raças e idades.

"Esse medicamento, que chega agora ao Brasil, é bastante reconhecido na Europa, especialmente por ter comprimidos altamente palatáveis, divisíveis e de fácil administração. Clavaseptin P possui o selo britânico Easy to Give (fácil de administrar), concedido pela Sociedade Internacional de Medicina Felina do país. O selo é concedido a empresas que oferecem soluções e inovações que facilitam a vida dos tutores, promovendo uma administração confortável e fácil, atrelada à alta palatabilidade do medicamento", relata a médica veterinária Andrea Nagata, gerente de produtos para pets da Vetoquinol.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais