16 de Janeiro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Blog

Resoluções de ano novo: a saúde está na sua lista?

Em 2020, milhares de pessoas deixaram de ir ao médico por medo da pandemia

Chegou o momento de fazer planos para este ano. E, não tem jeito, toda vez prometemos muita coisa que sabemos que não iremos cumprir. Entre as resoluções de ano novo, estão as promessas ligadas ao campo do estudo, do trabalho, do lazer e a única que não deveria ser esquecida: a saúde.

2020 foi um ano atípico, em que milhares de pessoas deixaram de ir ao médico por causa da pandemia do novo Coronavírus. Segundo a empresa de pesquisas Demanda, quatro, em cada dez brasileiros, deixaram de ir ao médico para investigar qualquer tipo de sintoma. E, segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 50 mil brasileiros deixaram de diagnosticar algum tipo de câncer em 2020.

Apesar disso, ficou claro o quanto a saúde é importante. Para a radio-oncologista Bruna Bonaccorsi, do Instituto de Radioterapia São Francisco, em 2021, o primeiro item da lista de promessas deveria ser avaliar a saúde. "Avaliar como um todo ou mesmo não adiar a busca por um diagnóstico relacionado a algum sintoma que o incomoda há meses”, diz.

"Se você sabe que algo está errado com seu organismo, não postergue a busca por diagnóstico! Pode ser muito pior, muito mais doloroso e penoso, podendo ser fatal!”, alerta a médica.

Exames de rotina

Sabemos que diversas doenças, tais como o câncer, são descobertas em exames de rotina. E a maior parte dos cânceres tem grandes chances de cura quando tratados no estágio inicial. Durante o ano, campanhas de conscientização são promovidas pelas entidades médicas a fim de despertar a atenção para determinada doença. "Mas não é necessário esperar o mês de campanha para realizar um exame imprescindível naquele momento”, pondera Bruna.

Segundo a médica, mulheres devem manter consultas regulares ao ginecologista para estar em dia com o exame de colo de útero, conhecido como Papanicolau, a partir dos 25 anos, e mamografia, após os 40 anos, ambos rastreadores de câncer. Enquanto homens acima de 50 anos devem estar em dia com exame de próstata.

E ambos, quando maiores de 45 anos, devem realizar a colonoscopia, pelo menos uma vez, para rastrear e prevenir o câncer colorretal. Porém, a frequência desse exame vai depender, entre outros fatores, da idade do paciente e da sua predisposição para a doença - como a presença de casos de câncer de intestino na família.

Check Up

É importante lembrar que, para muitos exames, não é necessária a regularidade anual. "Porém, um check up para avaliar colesterol, pressão arterial e glicose, por exemplo, pode ser muito interessante para avaliar a saúde como um todo”, avalia a médica. "Além disso, alguns exames físicos também podem sugerir alguns tipos de cânceres, como o de pele, que se manifesta a partir de manchas ou outras lesões com características bem específicas”, completa.

Portanto, lembre-se: uma doença, principalmente um câncer, não vai esperar até que se tome uma atitude. "Se você sente algum tipo de dor, desconforto ou algum sintoma recorrente. Ou mesmo que não tenha sintoma algum mas há muito tempo não vai à uma consulta e tem um caso muito próximo de câncer na família, coloque na lista, em primeiro lugar, a busca por saúde em 2021”, orienta.
Divulgação
Bem-Estar
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM