12 de Julho de 2020
20º/30º
ENTRETENIMENTO » BLOG

Restaurar móveis e resgatar itens antigos é alternativa sustentável e prática para mudar a decoração

Basta criatividade para mudar o ambiente

Encontrar os itens de decoração perfeitos pode ser uma tarefa complicada. Procurar móveis e objetos de maneira alternativa pode ser uma boa maneira de economizar, e, com criatividade, é possível encontrar maneiras sustentáveis para decorar a casa, investindo na restauração de móveis usados, ao invés da compra de peças novas, e reaproveitando materiais e itens encontrados em casa.


Mudanças simples, como reorganizar a oposição dos móveis no cômodo, já mudam completamente o estilo e o clima do ambiente. Pintar uma das paredes ou enfeitar o sofá com almofadas coloridas também é suficiente para quem quer renovar a decoração de maneira fácil e sem gastar praticamente nada.


Reutilizar móveis antigos é outra maneira muito sustentável de decorar a casa, além de encher o espaço com belas relíquias. É possível encontrar móveis de madeira de ótima qualidade que sobreviveram por gerações e agora procuram um novo dono. Anúncios de internet e brechós de móveis costumam oferecer peças valiosas por ótimos preços. Após adquirir um móvel do tipo, é necessário tomar alguns cuidados, para que o item volte a ter a beleza de antes. Na maioria dos casos, a restauração pode ser feita em casa, com alguns produtos específicos facilmente encontrados em lojas de artesanato.


A primeira etapa para restaurar o móvel é lixá-lo, certificando que não há farpas nem partes descascadas – essa também é a hora de retirar o verniz que havia sido aplicado na peça, com a ajuda de uma lixa fina e espátula. A seguir, é preciso limpar tudo com um pano levemente úmido e aplicar uma nova camada de verniz, permitindo que a cor natural da peça ganhe um novo brilho. Se necessário, é possível trocar os puxadores antigos e substituir outros componentes, como espelho ou divisórias. Para dar o acabamento final, utilize ferramentas específicas, como uma retificadeira.


Incorporar itens regionais na decoração de casa é outra maneira alternativa para quem deseja montar um ambiente cheio de personalidade e história. Muitas famílias têm o hábito de guardar objetos importantes e repassá-los entre as gerações, mantendo vivas certas tradições familiares. Resgatar essas peças e usá-las como decoração é uma maneira afetiva de renovar o ambiente. Além das relíquias de família, é possível encontrar peças à venda em pequenos comércios regionais – uma boa maneira de coletar memórias durante as viagens, que podem ser usadas como itens de decoração em um espaço especial em casa.


Reciclar peças de madeira antiga e itens que perderam a utilidade é outra maneira barata e sustentável de repaginar a decoração de casa. Móveis velhos podem ser modificados e colocados em outro cômodo da casa, ganhando novas funções. A criatividade é a maior aliada na hora de procurar alternativas sustentáveis para mudar a decoração. Diferentes itens, como caixas de madeira antiga e caixotes de feira, também podem ser incorporados no espaço de novas maneiras, assumindo o papel de estante de livros ou nichos presos na parede para guardar diferentes objetos, por exemplo. Outra ideia é transformar canecas e copos não mais usados em vasos para plantas, trazendo vida e cor para o ambiente.

Divulgação
Bem-Estar
+ VEJA TAMBÉM