07 de Outubro de 2022
20º/30º
Notícias - Brasil

Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil nesta segunda-feira (22)

O coração de Dom Pedro I deve chegar ao Brasil nesta segunda-feira (22), onde ficará exposto, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil

O coração de Dom Pedro I deve chegar ao Brasil nesta segunda-feira (22), onde ficará exposto, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O órgão, que está em Portugal, será transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

As informações sobre o transporte foram dadas pelo embaixador George Monteiro Prata e pelo chefe do cerimonial do Itamaraty, ministro Alan Coelho de Séllos, neste domingo (21), em Brasília. O coração virá na cabine de passageiros de um avião da FAB e três autoridades portuguesas, além de um representante do governo brasileiro, acompanham a viagem.
Coração de D. Pedro I conservado em formol. — Foto: Reprodução
Coração de D. Pedro I conservado em formol. — Foto: Reprodução

"O coração será recebido no Brasil como chefe de Estado, e será tratado como se Dom Pedro I fosse vivo entre nós, não é? Portanto, ele será objeto de todas as medidas que se costumam atribuir a uma visita oficial, uma visita de Estado, de um soberano estrangeiro, no caso de um soberano brasileiro ao Brasil", afirma Séllos.
A chegada, em Brasília, está prevista para as 9h30 desta segunda-feira. Na terça (23), haverá uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A família imperial foi convidada para o evento. No entanto, o coração do imperador não será exibido. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a partir de terça-feira (23), o órgão fica exposto "dentro de um vidro", no Palácio do Itamaraty

A Polícia Federal (PF) vai monitorar a segurança durante toda a permanência do órgão no país, além das Forças Armadas. No dia 8 de setembro o coração será levado de volta para Portugal. O Ministério das Relações Exteriores não informou quanto custou a operação para trazer o coração de Dom Pedro I para o Brasil.

Em Portugal, o órgão fica guardado na igreja de Nossa Senhora da Lapa, na cidade do Porto. Ele é protegido pelos Guardiões da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa.

"São necessárias cinco chaves para acessar o coração que é conservado há 187 anos, dentro de um vaso de vidro com formol", informou o Itamaraty.
G1
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM