Buscar no site

Governo Tarcísio bloqueia redes sociais em escolas estaduais de SP

Um comunicado foi enviado às cerca de 5.500 escolas da rede estadual e dizia que os acessos a redes sociais, como Tik Tok, Facebook, Instagram e Twitter, e streamings como Globoplay e Netflix, estariam suspensos via wifi ou internet conectada

G1

  • 07/03/23
  • 11:00
  • Atualizado há 58 semanas

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) bloqueou o uso de redes sociais e streamings nas escolas estaduais de São Paulo. O bloqueio começou no dia 13 de fevereiro.

Um comunicado foi enviado às cerca de 5.500 escolas da rede estadual e dizia que os acessos a redes sociais, como Tik Tok, Facebook, Instagram e Twitter, e streamings como Globoplay e Netflix, estariam suspensos via wifi ou internet conectada.

Segundo a Secretaria da Educação, "o bloqueio do acesso a determinados aplicativos e plataformas não inviabiliza o uso de seu conteúdo para fins pedagógicos em sala de aula, como preveem as disciplinas que fazem parte do currículo paulista."

"Portanto, não há nenhuma restrição para análises, releituras, discussões e reflexões sobre as redes sociais e temas abordados nelas. O objetivo da medida é focar no desenvolvimento da aprendizagem de qualidade, sem que haja a dispersão para conteúdos considerados inapropriados", diz a nota.

Veja nota completa da Secretaria da Educação

"O bloqueio do acesso a determinados aplicativos e plataformas não inviabiliza o uso de seu conteúdo para fins pedagógicos em sala de aula, como preveem as disciplinas que fazem parte do currículo paulista. Portanto, não há nenhuma restrição para análises, releituras, discussões e reflexões sobre as redes sociais e temas abordados nelas.

O objetivo da medida é focar no desenvolvimento da aprendizagem de qualidade, sem que haja a dispersão para conteúdos considerados inapropriados.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) apoia a conexão das tecnologias e aplicativos à rede estadual em prol do fortalecimento das práticas pedagógicas, inclusive com cada vez mais adoção de Recursos Educacionais Digitais. Existem diversas ferramentas e tecnologias educacionais que podem ser utilizadas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, e por isso disponibiliza o Centro de Mídias SP e o Diário de Classe SP. A pasta possui também parcerias com a Microsoft e o Google, que disponibilizam softwares e ferramentas inseridas para uso de acordo com as necessidades da rotina de aprendizagem dos alunos."

Receba nossas notícias em primeira mão!