Buscar no site

Novembro é o último mês para renovar CNHs vencidas em janeiro e fevereiro de 2022

Condutores devem regularizar documento no prazo correto para evitar multas; serviço pode ser feito online, pelos canais do departamento de trânsito ou do Poupatempo

Assessoria de Comunicação - Detran.SP

  • 03/11/22
  • 09:00
  • Atualizado há 76 semanas

Fique atento! Motoristas que tiveram a CNH vencida nos meses de janeiro e fevereiro deste ano e ainda não renovaram o documento precisam regularizar a situação até o dia 30 de novembro de 2022.

A norma foi estabelecida pela deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 09/11/21, que definiu um cronograma completo (veja abaixo) para CNHs que tiveram vencimento entre 1º. de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para a regularização é feito com base no mês de vencimento do documento.

É importante lembrar que, em caso de fiscalização de trânsito, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

A solicitação de renovação do documento pode ser feita de forma online, pelo portal do Detran.SP, Poupatempo , aplicativo Poupatempo Digital ou via Whatsapp do Detran.SP. Para utilizar, o usuário pode salvar o contato no celular pelo número 11 2178-9494 ou também pelo portal, clicando no link que direciona para o aplicativo.

"Embora os prazos tenham sido suspensos em março do ano passado, o Detran.SP disponibilizou durante todo o período da pandemia a renovação de CNH por meio da plataforma online. Em apenas alguns cliques, de forma segura e sem burocracia, o motorista pode efetuar o serviço sem a necessidade de ir a um posto presencialmente", destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Passo a passo para renovar o documento

Para renovar a CNH, basta acessar os canais digitais Poupatempo digital ou Whatsapp do Detran.SP. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Departamento de Trânsito. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

Para as renovações das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH (R$ 116,50) e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, cidadão irá receberá a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.

Confira abaixo o calendário estabelecido pelo Contran

Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais