Buscar no site

Pecuaristas definem bovinos para inseminação artificial do +Pecuária Brasil

Programa inédito no país será desenvolvido ao longo de quatro anos em Tupã

Prefeitura de Tupã

  • 15/12/22
  • 17:00
  • Atualizado há 69 semanas

Pecuaristas definem bovinos para inseminação artificial do +Pecuária Brasil (Foto/Reprodução)
Pecuaristas definem bovinos para inseminação artificial do +Pecuária Brasil (Foto/Reprodução)

Uma reunião nesta terça-feira (13) entre os pecuaristas contemplados pelo +Pecuária Brasil - um programa de melhoramento genético para o desenvolvimento do rebanho bovino através da inseminação artificial - e o secretário municipal de Agricultura, Anderson Luiz, definiu a raça de touros para o início do projeto. 

O gado leiteiro receberá o material genético do boi Fidalgo 5/8, da raça girolando, enquanto o gado de corte ficará com as inseminações do touro Golias, da raça nelore. 

Criado através da parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (CONAFER) e a Alta Genetics, o +Pecuária Brasil mapeou o DNA da agropecuária familiar brasileira para criar o programa de inseminação artificial inédito no país.

A partir da iniciativa, os pecuaristas serão contemplados com a biotecnologia do melhoramento genético, incluindo a prenhez do animal, e com total acompanhamento gestacional do processo, tudo sem custos aos produtores. 

"O + Pecuária Brasil é um programa fundamental para os pequenos e médios produtores e, com certeza, contribuirá com a agropecuária do município. Com o melhoramento genético, diminui-se o gasto com o gado, facilita o cruzamento entre as raças, aumenta a produção e a lucratividade", afirmou Anderson Luiz.

O programa já chegou a todas as 27 unidades federativas do país e será desenvolvido ao longo de quatro anos em Tupã. Segundo o prefeito Caio Aoqui, a expectativa é que as estratégias adotadas pelo projeto contribuam para que o município aumente sua potência agrícola e o agronegócio, referências nacionais atualmente.

"Tupã dá um passo importante visando o seu desenvolvimento. A gente sabe da força agrícola que o município possui e, por isso, um programa histórico e inédito, como é o +Pecuária Brasil, precisava ser realizado aqui. Agradeço o apoio dos produtores rurais e tenho certeza que essa iniciativa contribuirá demais com nossa cidade", disse Aoqui.

Autor de indicação que contribuiu para que Tupã conseguisse firmar convênio com o programa, o vereador e 1º secretário da Mesa Diretora, Pastor Eliézer de Carvalho, destacou que com a escolha da raça dos touros, Tupã se aproxima de um momento histórico.

"O +Pecuária Brasil vem para transformar a pecuária brasileira e de nosso município. Os produtores terão material genético de bovinos de excelência para aplicarem nos gados, o que irá contribuir para o nascimento de um rebanho produtivo. A longo prazo, esse programa pode revolucionar a economia brasileira", comentou o parlamentar.

Receba nossas notícias em primeira mão!