01 de Dezembro de 2022
20º/30º
Notícias - Brasil

Pediatria: programa de atualização como PROPED se tornou vital para profissionais

PROPED ajuda a superar os principais desafios da pediatria moderna

Quando falamos em pediatria, é importante ressaltar que essa é a carreira que mais atrai a atenção dos novos estudantes de medicina. De acordo com dados atuais, quase 50% dos alunos se envolvem com o tema e pensam em seguir os passos para se tornar um especialista na área. Mesmo com tanto interesse, ainda existe uma ampla demanda por pediatras e por pessoas qualificadas no assunto. Uma das maneiras de aprimorar o conhecimento e vencer os desafios da atualidade é manter o conhecimento aprofundado por meio de programas como o PROPED.



O PROPED é um Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica e oferece conteúdos que lidam tanto com as questões físicas quanto emocionais das crianças e dos adolescentes. Vale destacar que estamos falando de uma população de quase 60 milhões de pessoas com idades abaixo dos 19 anos no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A globalização e as inovações tecnológicas trouxeram verdadeiras mudanças no comportamento e na própria saúde dos jovens e adolescentes. Essas transformações são sensíveis e impactam diretamente na atuação dos profissionais que lidam com esse público.

Desafios a serem vencidos pela pediatria a partir de agora

De acordo com artigos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), existem duas fases da vida que devem ser ressaltadas dentro do estudo pediátrico. Os primeiros 1 mil dias de vida, que apresentam uma fase importante para o desenvolvimento mental e orgânico da criança e a adolescência até os 19 anos de idade, na qual várias outras transformações podem ser observadas.

Ao nos concentrarmos apenas na primeira fase da infância, os estímulos do ambiente, a nutrição e os cuidados profiláticos são de fundamental importância para garantir um adulto capaz e saudável. O problema é que todos esses fatores permanecem em constante transformação. A maneira de criar os filhos e os estímulos aos quais as crianças estão expostas são outros, além da própria conduta médica e da atuação do corpo de saúde como um todo.

Para se ter uma ideia, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), nenhuma vacina conseguiu atingir a cobertura mínima de 95% atualmente no Brasil. Esse dado foi amplamente divulgado pelas notícias atuais e demonstra que algumas doenças erradicadas podem voltar a assolar a saúde infantil, como a poliomielite, o sarampo e várias outras.

Mais do que lidar com os fatores do passado que deveriam estar resolvidos, os novos pediatras devem aprender a lidar com a presença da tecnologia na vida cotidiana, fator esse que pode afetar decisivamente o comportamento e o desenvolvimento cognitivo. Várias pesquisas apontam para adolescentes mais instáveis no futuro.

PROPED é uma das ferramentas para manter profissionais atualizados
Neste sentido, buscar o auxílio de conhecimentos como os que são fornecidos pelo PROPED ajuda a superar os desafios da modernidade e aprimorar a prática médica aplicada de todos os que já estão em atuação.

O bom é que os estudos também podem ser levados em concomitância pelo aluno que também precisa trabalhar ou cumprir outras atividades na sua rotina. Isso porque as aulas são ministradas online, com a mesma qualidade do ensino presencial.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM