Buscar no site

Saúde confirma 76 casos de varíola dos macacos em sete estados

Casos estão no Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo

Metrópoles

  • 03/07/22
  • 15:00
  • Atualizado há 90 semanas

O Ministério da Saúde informou que, até este domingo (3/7), 76 casos de varíola dos macacos — monkeypox — foram confirmados no Brasil. Ao todo, sete estados notificaram a infecção: um no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.

A pasta afirmou ainda que segue em articulação direta com os estados, por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional, para monitorar os casos e rastrear pessoas que tiveram contato com os pacientes.

Estados como o Amazonas e Santa Catarina investigam casos suspeitos. A varíola dos macacos foi diagnosticada pela primeira vez em humanos em 1970 e, de acordo com o perfil dos pacientes infectados atualmente (homens gays ou bissexuais, em sua maioria), provavelmente é transmitida por meio de sexo sem proteção, além de pelo contato com lesões em pessoas doentes ou gotículas liberadas durante a respiração.

Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolinhas que aparecem no corpo inteiro (principalmente rosto, mãos e pés) e evoluem, formando crostas, até cair.

Receba nossas notícias em primeira mão!