23 de Outubro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » BRASIL

Transformação digital: Entenda 4 formas de colocar em prática

Frequentemente se escuta ou se lê alguma notícia falando da importância da transformação digital. Mas será que as empresas estão preparadas para dominar o assunto e fazer as alterações necessárias para digitalizar os seus negócios?

Fazer uma transformação digital não é mais um luxo e sim uma necessidade daquelas empresas que desejam continuar crescendo e competindo no mercado. E é por isso que hoje falaremos um pouco mais sobre como fazer essa digitalização na prática.

Existem muitas soluções existentes para ajudar as empresas a começarem a fazer uma transformação digital em seu modelo de negócio. Algumas delas são bem baratas e simples e podem ser implementadas de imediato.

Mas antes, vamos falar um pouco mais sobre a importância de se digitalizar uma empresa. Você sabe qual quais são os benefícios que essa transformação traz? Nós explicamos tudo isso abaixo.

Por que fazer uma transformação digital na sua empresa?

Toda empresa deve reconhecer que o mundo hoje está digitalizado. Quase tudo pode ser feito no meio digital, como pagamentos, reuniões, investimentos, estudos, entretenimento e muito mais.

As empresas precisam se adaptar, pois quanto mais serviços oferecem online e mais tecnologia utilizam em suas operações, melhores serão os resultados e crescimento ao longo dos anos.

Além de necessário, existem alguns benefícios que podem ser vistos no processo de digitalização de uma empresa. Veja a seguir quais são eles:

Maior eficiência nos processos

Existem algumas tarefas dentro dos processos que são realmente arrastadas, mas que podem ser feitas por uma ferramenta tecnológica, com muito mais rapidez e resultados livres de erro humano ou desperdício.

Melhora a experiência do cliente

Quando se tem uma empresa digitalizada, sobra tempo para que a gestão e os funcionários possam se dedicar a se preocupar mais com a satisfação do cliente, criando formas de entender melhor suas necessidades e melhorar sua experiência como consumidor.

Maior vantagem competitiva

Quem está na frente do processo de digitalização da empresa possui mais tempo, recursos e energia para se preocupar com os resultados, criando melhores soluções e aumentando a vantagem competitiva.

Redução de custos

Os processos digitalizados possuem a vantagem de redução de custos, colocando a máquina para fazer o que um colaborador faria em suas 8 horas diárias com menos eficiência. E isso tudo isso também pode funcionar no famoso 24x7.

Os custos de implementação e manutenção é bem mais barato em relação a necessidade de um colaborador que poderia estar em outra tarefa dentro da empresa.

Agora que você já sabe como a transformação digital pode ser boa para o seu negócio, conheça melhor algumas soluções práticas para começar esse projeto.

Divulgação


1 - Presença digital

A presença digital não é tudo que você precisa para digitalizar sua empresa, mas é um passo importante para colocar o seu negócio em evidência em um local onde está concentrada a maior parte da atenção das pessoas.

Por isso, considere contratar um host, registrar um domínio e criar um site bem interessante com utilidades para seus clientes e consumidores do seu segmento.

A contratação de um host e registro de um domínio são investimentos bem baratos e que fazem toda diferença para criar uma vitrine online.

Além disso, empresas de host também oferecem serviços para a criação de uma loja virtual ou workplace, que também são ótimas formas de digitalização de uma empresa.

Outra observação importante sobre a presença digital é a criação de perfis em redes sociais. Uma empresa que se preocupa com seu marketing precisa estar presente e ativa nas mesmas redes que concentram a maioria do seu público.

2 – Atendimento na era digital

Otimizar o atendimento pode ser muito importante e faz muita diferença para o seu negócio. Ter um atendimento multicanal, onde o consumidor pode escolher o modo que mais lhe agrada a interagir com a empresa é essencial para o crescimento da experiência do cliente e até mesmo aumento de vendas.

Mas você será capaz de atender todos os canais? Financeiramente falando, valeria a pena contratar um profissional para cada canal? Provavelmente não, então por isso é necessário investir em uma digitalização desse processo para oferecer o melhor ao usuário.

Atualmente, os canais de atendimento mais utilizados são e-mail, chat no site da empresa, mensagem instantânea (SMS, WhatsApp, Telegram e outros), telefone e o atendimento presencial. Com isso, é preciso que a empresa conheça quais opções são mais interessantes para o seu segmento.

Se o volume no atendimento for muito grande, a empresa pode considerar criar uma central de atendimento, utilizar um software que reúne os atendimentos multicanal e facilitar a resolução de problemas e até mesmo utilizar um bot (robô) que faz o atendimento prévio e diminui a carga dos atendentes.

Modernizar o atendimento, diminuir o tempo, aumentar a velocidade da resposta e melhorar a satisfação do cliente nesse setor é importantíssimo e somente com a ajuda da tecnologia será possível fazer um bom trabalho.

Divulgação


3 - Análise de dados

Atualmente existem os serviços de Big Data que permitem a integração de todos os dados da empresa em detrimento de um resultado de análise melhor, com mais volume de dados, variedade e velocidade na análise.

Outro fator importante na análise de dados é o Business Intelligence que busca analisar esses dados e transformar em insights importantes que jamais seriam vistos tão facilmente se não fosse por uma análise tão rápida, precisa e inteligente de ferramentas de BI.

A integração do Big Data com Business Intelligence pode ser poderosa, mas mesmo que essa não seja a realidade da sua empresa, vale conhecer sobre o assunto e apostar no aprendizado sobre Power BI, um dos softwares de Business Intelligence.

Ainda assim, se a sua empresa não exige tamanho conhecimento no setor, até mesmo a organização de informações em planilha de Excel bem estruturadas pode fazer a diferença no financeiro de uma empresa, trazendo uma perspectiva mais transparente de tudo que acontece dentro de um negócio.

Seja qual for o nível da empresa, investir no armazenamento e análise de dados pode ser importante para ter mais conhecimento da situação e facilitar a gestão.

4 – Invista em automação

No campo operacional de um negócio existem muitas tarefas que são demoradas quando executadas por um ser humano. Você já viu a possibilidade de melhorar isso por meio de alguma ferramenta?

Assim como o computador veio para agilizar algumas tarefas profissionais, outras ferramentas como softwares, máquinas com inteligência artificial e pequenas novas tecnologias podem ser grandes diferenciais que vão causar impacto no resultado final do produto ou serviço.

Aqui não estamos falando somente de máquinas que podem substituir o homem, mas tecnologias que podem facilitar e agilizar o trabalho de um colaborador.

Por isso, procure por ferramentas de automação no seu setor e esteja sempre atualizado sobre o que há de novo no mercado que ajuda na melhora do workflow do seu time, que com um bom investimento, vai passar a produzir mais e até mesmo ganhar escala.

A importância de exaltar as habilidades humanas

Quando o assunto é transformação digital, você só vai saber se está no caminho certo quando estiver dando mais importância às habilidades humanas de seus colaboradores do que o seu conhecimento em tarefas que se tornam obsoletas.

Isso acontece porque, as habilidades como inteligência emocional, resiliência, criatividade, liderança e outras são exclusivamente humanas e não podem ser substituídas por uma máquina. Aquilo que for substituível, você terá que providenciar a mudança para que a sua digitalização seja genuína.

Tudo que um ser humano faz de forma robótica não terá mais tanto valor no futuro. Por isso, o melhor que uma empresa faz é investir no desenvolvimento das pessoas e também em suas habilidades de se relacionar com a tecnologia.

Portanto, veja mais sobre como as empresas mais digitalizadas fazem seus processos seletivos, o que elas procuram em um candidato e comece a relacionar isso com o nível de digitalização delas. Assim você será capaz de entender o que a digitalização pode fazer por uma empresa e como chegar lá.
Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM