Buscar no site

4 dicas quentes para vender mais e melhor

COLUNISTA - Fernando Nascimento

Fernando Nascimento

  • 12/07/22
  • 10:00
  • Atualizado há 93 semanas

Tenho usado o espaço para compartilhar um pouco do conhecimento adquirido, da forma mais didática e descontraída que consigo. Espero que os textos que você leu e lerá sejam úteis.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção, nos últimos meses, foi a "descoberta" de que todos somos vendedores, por profissão ou por necessidade. Isto não precisa ser encarado de maneira negativa. Vender faz parte de nossas relações interpessoais.

Mas, se você se sentir melhor, troque vender por influenciar.

E tenha certeza que a ideia (de vender) pode ser usada por qualquer pessoa, não apenas profissionais de vendas.

Experimente usar o método AIDA em seu cotidiano. Esta sigla quer dizer Atenção, Interesse, Desejo e Ação, e é uma das boas práticas que o marketing usa para convencer pessoas.

A estratégia foi criada no final em 1899 pelo norte-americano St. Elmo Lewis, referência em publicidade, com a ideia de transformar os materiais impressos de divulgação, tornando os anúncios mais atrativos aos olhos do público.

Funcionou, e funciona até hoje! Não é um método "fechado", pode ser acrescentado ou suprimido, mas o foco é sempre auxiliar seu cliente a tomar uma decisão.

Observe:

Atenção: momento da descoberta. Quem é você? Uma boa primeira impressão é importante. Estímulos visuais e manchetes chamativas (como em jornais e revistas) são boas alternativas. Nem tudo se vende sozinho.

Interesse: passada a primeira barreira, esta é a oportunidade de demonstrar porque sua solução é boa. Agora, você expõe suas qualidades e seus pontos fortes. É o amadurecimento da ideia.

Desejo: etapa de fazer com que o consumidor queira você. Podem ser feitas comparações, mas a decisão estará mais próxima. Os porquês devem ser respondidos

Ação: hora de dar o match, de fazer o gol e correr para o abraço. O call-to-action (chamada para a ação) tem que ser claro, de modo que você alcance seus objetivos com o cliente. É o fechamento.

Este conjunto de dicas fará você vender mais e melhor, cliente satisfeito costuma retornar.

Aplique o AIDA no dia-a-dia, em sua comunicação verbal e não-verbal. Se o que você tem é o melhor para as pessoas, faça com que elas saibam disto.

Seja inspiração.

Abração, e até semana que vem.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também