Buscar no site

A arte de fazer arte: encontre o artista dentro de você!

  • 31/01/12
  • 16:00
  • Atualizado há 637 semanas

*Por Pedro Ferrer

Pare por alguns instantes neste momento e pense o quanto você teve contato hoje com uma obra artística. Pode ser uma música, uma bela pintura, um lindo poema, uma coreografia, uma logomarca ou um filme, por exemplo. Realmente, as várias ramificações da arte são impressionantes e temos contato todos os dias, mesmo sem perceber, com algo artístico. Mas afinal, o que é arte? O que caracteriza alguém como artista? O que é uma obra artística? Convido você durante alguns minutos a fazer essa reflexão comigo durante este texto, vamos lá?

Para mim, a arte é a expressão do ser humano que é materializada de alguma forma. Um artista não é aquele que apenas se expressa e torna o pensamento algo real, se assim fosse todos os seres humanos deveriam ser considerados como artistas de fato, pois a todo o momento todos estão se expressando e levando algo de suas mentes ao mundo real.

Por isso, acredito que um artista é aquele que se dedica continuamente a sua obra. Ninguém pode ser chamado de encanador apenas por consertar a pia para a vizinha somente uma vez. Da mesma forma, ninguém pode ser chamado de escritor apenas por ter redigido uma dissertação na escola. As coisas não funcionam assim e nós sabemos!

Por outro lado, acredito que todos nós temos "um artista" dentro de nós, mas precisamos ter a sensibilidade suficiente para encontrá-lo e mostrá-lo ao mundo. Alguns fazem isso muito bem, outros nem tanto. Ser artista não é simplesmente uma questão de sensibilidade, de talento. Ser artista demanda também de muito trabalho, de intensa dedicação, de uma visão um tanto incomum. E se você me perguntar: quem decide o que é boa arte, um bom artista ou uma obra vulgar e clichê? Caro leitor, sinceramente, nós (o público). A prova disso é que muitas músicas consideradas boas no passado, por exemplo, não fazem o mesmo sucesso hoje, o público mudou, as coisas mudaram.

Apesar de o público ser determinante para decidir entre o que é bom ou ruim e isso ser extremamente complexo devido à subjetividade, eu considero que uma boa obra de arte, inovadora e visionária seja de algum modo imortal. Para isso basta lembrarmos de Mozart, Charles Chaplin, Leonardo Da Vinci, Elvis Presley, Michael Jackson, Fernando Pessoa e tantos outros. As criações deles são contempladas e aplaudidas pelas plateias mundiais ainda nos dias de hoje. Eles fizeram a diferença, ou melhor ainda, eles fizeram "o diferente". Não eram apenas mais alguns artistas com clichês com obras mortais e banais.

De certa forma, obviamente, não podemos nos esquecer de que em um mundo "globalizadíssimo" a publicidade e a promoção auxiliam alguns artistas a se promoverem depressa. Claro que isso não significa que é apenas a promoção que definirá o quanto o camarada é bom ou não, ele tem de ser realmente. Caso contrário sua obra morre facilmente ao longo dos anos. Apenas disso isso para lembrar que existem várias e várias pessoas ao redor do mundo que, com toda a certeza, são joias raras, são grandes artistas ansiando e trabalhando para ter uma oportunidade de mostrar do que são capazes.

Infelizmente, em um mundo onde a arte virou negócio e poucos se importam tanto com a qualidade e mais com o lucro, as oportunidades são dadas a poucos, são poucos que conseguem mostrar as suas destrezas e talentos incisivamente. Mas isso está mudando mesmo que vagarosamente com concursos de talentos, enfim... Esse é um assunto que escreverei em outra oportunidade!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais