Buscar no site

A expressão corporal: nossos corpos também podem falar

  • 03/01/12
  • 08:00
  • Atualizado há 638 semanas

Por Pedro Ferrer

Quando estamos conversando com alguém ou com um grupo de pessoas muitas vezes nem percebemos que algo complexo está acontecendo. Por vezes, não prestamos atenção para o fato inegável de que as palavras não "falam" sozinhas, pois grande parte do que dizemos é expressa pelo nosso corpo. Apenas pela expressão facial podemos deduzir se uma pessoa está triste, alegre, incomodada, pensativa ou insegura, por exemplo.

Um bom comunicador deve fazer um casamento entre o que ele fala com o os sinais que o corpo está enviando. Imagine um garoto que diz para sua namorada o famoso "eu te amo" só que com uma voz fria e uma expressão corporal neutra. Provavelmente o relacionamento não durará por muito tempo, pois o garoto não demonstra ênfase e sinceridade no que diz para a sua amada. Essa é uma situação que exemplifica a importância da expressão corporal juntamente com o que dizemos verbalmente. Da mesma forma, podemos saber se alguém não está dizendo a verdade observando as suas expressões corporais, principalmente na face.

Realmente é muito interessante a possibilidade de saber se uma pessoa está mentindo através dos sinais que o seu corpo envia, inclusive há profissionais que se dedicam a fazer essa detecção. Obviamente, não podemos dizer que alguém está mentindo apenas pela expressão corporal, é preciso conhecer ao menos um pouco a pessoa e o contexto que ela fez determinada expressão para observar se ela mudou ou não o seu padrão. Passar as mãos sobre os olhos pode ser um indicativo de que uma mentira está sendo contada, uma vez que o cérebro não quer "ver" a mentira, por exemplo. No entanto, se essa for uma atitude normal e natural da pessoa, não se pode dizer que ela está mentindo, isso demonstra a complexidade do assunto.

O que dizemos verbalmente deve se casar com as nossas expressões corporais. Um garanhão não consegue necessariamente todas as garotas que ele quer. Normalmente, ele olha para a garota e tem a sensibilidade de perceber um leve sorriso na expressão facial dela. Dessa forma, ele vê nesse pequeno sinal que a sua paquera está receptiva ao seu jogo de sedução. Obviamente, ele não tem certeza se vai conseguir ou não conquistar a garota, mas ele percebe no sorriso um bom indicativo de que terá grandes chances.

Quando nos atentamos para esses sinais sutis do corpo, podemos inclusive ter grandes chances de desenvolver relacionamentos amorosos e ter sucesso profissional. Imagine que estamos falando com uma pessoa e ela coloca as duas mãos no bolso e mantém a face neutra e por vezes desvia o olhar. Dependendo do contexto e da situação isso pode ser interpretado como um desinteresse dela no que você está falando. Por isso, atente-se em trabalhar nas suas expressões e a observar os sinais que os corpos do outros enviam.

Por fim, por meio da expressão corporal é possível reconhecer as emoções de uma pessoa pelas expressões da face, pela movimentação do seu corpo e pelos gestos que ela faz. Dessa maneira, é vital que trabalhemos nossas expressões. Um bom comunicador não fala somente com as palavras, mas também sabe utilizar as expressões do seu corpo nos momentos certos.

Acesse e conheça outros de Pedro Ferrer:

pedrohferrer.blogspot.com

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também