Buscar no site

Benefícios da prática de exercícios físicos ao ar livre

COLUNISTA - Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 19/12/21
  • 10:00
  • Atualizado há 118 semanas

Já é de conhecimento de todos que as férias chegaram, o tempo ficou mais curto, e o calor está cada dia mais presente nos nossos dias. Temos aproximadamente mais 3 ou 4 meses de dias quentes e intensos pela frente, enfim, essa semana, o verão chegará batendo na nossa porta, literalmente.

Vamos falar hoje em aproveitarmos os dias de verão sozinhos, com companhia, ou ainda com nossos filhos, já que teoricamente estão todos em casa.

Para tanto essa semana fiz uma pesquisa que queria compartilhar com vocês por aqui, como incentivo para você dar início definitivamente em uma mudança positiva na sua saúde.

Nossa cidade, tem investido em revitalizações constantes para criar momentos em família, ou com amigos e você que quer começar a praticar algum exercício físico se beneficia diretamente de tais feitos.

Você pode começar aos finais de semana a prática de atividade física recreativa e levar para a sua semana, mais uma ou duas vezes já lhe ajudariam a sair do sedentarismo, que é uma das causas de morte associadas à diversas doenças e que mata muito mais pessoas ao longo do ano do que a própria Covid-19.

Divulgação - Cláudia Bueno, educadora física - Foto: Divulgação
Cláudia Bueno, educadora física - Foto: Divulgação

Nossa cidade tem mais de 20 praças com academias ao ar livre, com diversos aparelhos que irão lhe proporcionar e desenvolver diversas capacidades físicas, sendo algumas delas: fortalecimento muscular (força), coordenação motora, agilidade e flexibilidade, todas elas essenciais para nossa qualidade de vida e saúde.

São mais de 2 parques com estrutura para vôlei de praia, futevôlei, basquete, futebol, corrida, caminhada, bocha, enfim, que você pode praticar sozinho, em dupla ou com mais pessoas, o que já lhe ajudaria no âmbito social, mental e além é claro, de aumentar sua capacidade cardiorrespiratória.

Neste calor, lhe direi mais, você também pode praticar natação ou apenas se recrear nas piscinas do Eco Parque ou ainda no Eco Lago, e nestes mesmos locais ainda pode curtir o dia com sua família, ao ar livre.

Momentos de descontração e que você aumente seu gasto calórico ao longo do dia, são muito importantes para sair do sedentarismo, meu objetivo aqui na coluna é motivar você a começar algo, SE MOVIMENTAR, sempre com cautela, começando devagar, tomando gosto "pela coisa", consultando seu médico para saber de suas limitações, ou seja, com SEGURANÇA.

Espero que essa dica seja valiosa para você e que nesta leitura você já se programe com seus conhecidos o próximo local que você vai visitar ou conhecer nesta semana, porque já sabe não é? CORAGEM: amanhã segunda-feira.

Consulte os dias e horários que os parques ficam abertos e se programe!!! Hoje é o dia de você se programar!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também