Buscar no site

Caminhada e ciclismo: benefícios da prática esportiva

COLUNISTA - Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 05/12/21
  • 08:00
  • Atualizado há 120 semanas

Sol, calor, clube, praia, passeios: está aberta a temporada de dias muito quentes, e como já falamos por aqui, nesta época do ano muitos de nós aproveitam as férias, sejam elas férias profissionais ou escolares, aproveitamos para viajar ou apenas passar momentos em família.

Atividades ao ar livre são muito bem vindas durante este período e as práticas de atividades físicas que mais caem na graça das pessoas são as caminhadas e o ciclismo, além de serem ótimas para começar a praticar, elas tem um baixo custo de investimento e fácil acesso a população em geral, por isso, hoje vamos falar um pouco mais delas e de seus benefícios para a saúde.

Tanto a caminhada quanto os passeios de bicicleta tem benefícios em termos de circulação e oxigenação sanguínea, ou seja, todas elas vão ajudar o seu coração a bater melhor e mais forte, e se aliarmos tais práticas a uma alimentação saudável, podemos reduzir nosso percentual de gordura, ou ainda, aumentar nossos músculo de membros inferiores, por exemplo.

Alguns cuidados devem ser observados como a duração da atividade, e os horários da prática escolhida.

divulgação - Colunista Cláudia Bueno
Colunista Cláudia Bueno

Aproveitar ambas atividades nos horários que podemos captar a vitamina D proveniente do sol, é uma excelente opção, horários como antes das 10:00h da manhã e após as 16:00h da tarde, são ótimos, assim você tem um sistema circulatório funcionando bem e ainda leva de brinde um sistema imunológico mais reforçado. Comece a atividade com vinte ou trinta minutos e conforme for se sentindo mais confortável vá aumentando o tempo, de dez em dez minutos, por exemplo, isso ajudará você a não passar mal e começar a gostar da atividade sem sofrimento.

Além disso, vou destacar aqui a hidratação neste período de muito calor e tempo mais seco, sei que parece um pouco repetitivo, mas nosso corpo precisa de muita água pra suprir nossas necessidades diárias, e no calor, mais ainda! Então a dica é simples, útil e direta: BEBA ÁGUA, independente da atividade escolhida.

Espero que você se programe hoje e tente dar início amanhã (ou hoje mesmo) a alguma dessas atividades que falamos e que colha os benefícios delas num futuro muito próximo.

Espero que eu tenha ajudado você a dar o primeiro passo, agora é com você! Mãos à obra: coragem, amanhã é segunda-feira!!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também