Buscar no site

Carnaval 2015 - Um elogio e um "convite à loucura"

  • 06/02/15
  • 15:00
  • Atualizado há 479 semanas

Na obra de Erasmo de Rotterdam, a loucura conversa com o leitor tentando convencê-lo de que "ela" é o caminho para a felicidade.

A Escola de Samba Unidos da Vila Operária deu ouvidos à LOUCURA e a homenageia sob todos os aspectos. Enaltece a loucura que se apossa de alguns de maneira constante e permite a eles uma vida plena, sem limites ou restrições (luta antimanicomial), mas também elogia a loucura como um necessário estado de espírito para a felicidade. Afinal, não é quase sempre um ato de loucura que precede esse sentimento? Qual instante feliz da vida não resultou de um desvario, de um delírio, de uma insanidade, de uma maluquice? Afinal o que seria a vida sem o prazer?

Na obra, a loucura incita o leitor para que se entregue a ela, pois é num ato de alucinação, num ato repentino, num ato de não lucidez, de extravagância, que o ser humano quase sempre se depara com a emoção, o prazer, a paixão. A vida tomada só pela razão (sabedoria) pode ser triste, tediosa, desagradável e insípida. Diz a loucura na obra de Erasmo: "Ah... se os homens soubessem temperar a sabedoria comigo..."

À medida que nos afastamos da loucura, a alegria diminui, o prazer fica raro, a beleza desaparece. A loucura diz ao leitor que não se entregar a ela entristece o presente, compromete o futuro: normalmente o que é desprovido de razão é o que nos alegra, nos distrai, nos diverte.

Comunidade e simpatizantes da Escola de Samba Unidos da Vila Operária:

- desprendam-se um "pouquito" só da razão e venham homenagear a loucura e brincar o carnaval conosco. É "um convite à loucura". Venha(m) fantasiados de Gentileza, Raulzito, São Francisco, Van Gogh, Dom Quixote, Maria Louca, Simão, Menino Maluquinho, Bispo do Rosário, Pirambóia, Maria do Mercado, Joãozinho, Ranchinho, Rui de Souza Dias e outros tantos "malucos beleza"!

- Brinquem conosco o carnaval, essa fantástica loucura. É ela - a loucura, acompanhada de "fiéis seguidores": o delírio, o ócio, a paixão, a preguiça, a música, a irresponsabilidade, o amor, o esquecimento, a arte, o desvario, a gentileza, a insanidade, o sonho, a estrepolia, a incoerência, o impulso, a fantasia, o entusiasmo - que espalha alegria entre os homens!

- tomem, neste carnaval da Vila, uma dose de loucura e, depois, previnam-se/vacinem-se periodicamente para desintoxicar-se da razão extremada, da sabedoria pretensiosa, da reflexão desgastante. Bebam do Samba (Paulinho da Viola). Bebam da Loucura! Feliz da Vida! Feliz da Vila!

*Sérgio Frederico - Presidente da Escola de Samba Unidos da Vila Operária

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais