27 de Junho de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Como diversificar seus investimentos utilizando Fundos de Investimentos

COLUNISTA - Mariana Hauer

Em alguns textos e vídeos meus já falei sobre a importância em diversificar seus investimentos. No entanto, como fazer isso de uma forma prática? Mesmo porque, nem todos - na verdade, a grande maioria - não tem tempo, disposição e conhecimento para acompanhar dia a dia ações, a economia e preços e acontecimentos que movimentam o mercado financeiro.

Um dos instrumentos que podemos utilizar para ter uma carteira de investimentos diversificada e, assim, aumentar nossos rendimentos no longo prazo, são os Fundos de Investimento. Os Fundos de Investimentos funcionam como condomínios, onde cada um dos investidores daquele fundo compra cotas, ou seja, participações ali dentro. O gestor do fundo é o síndico, ou seja, quem vai tomar as decisões em relação ao que é investido. No entanto, Fundos de Investimento são condomínios bem organizados, que devem seguir estratégias de investimento bem definidas e respeitar níveis de risco pré determinados. Não é bagunça, que o gestor faz o que quer com o seu dinheiro.

Existe uma infinidade de Fundos de Investimento. No entanto, podemos dividir as estratégias em basicamente 3 tipos: Fundos de Renda Fixa, Fundos Multimercados e Fundos de Ações. No entanto, fundos de renda fixa serão diferentes entre si, multimercados mais ainda e fundos de ações também. Portanto, não é porque você investe em um fundo multimercado no seu banco e ele tem um desempenho sofrível, que todos serão iguais. Por isso é importante também saber escolher um bom fundo de investimento.

Divulgação - Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Divulgação
Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Divulgação


Existem muitas gestoras de Fundos hoje, além dos Fundos de Investimento que são geridos pelos próprios bancos. Entre outros fatores, você deve observar as taxas de administração, o histórico longo do fundo de investimento e também a história do gestor do fundo. Gestoras independentes tendem a manter por muitos e muitos anos o mesmo gestor. Muitas vezes, a estratégia de dois fundos pode ser a mesma. No entanto, as decisões sobre investimentos não serão porque existe um fator - o gestor - que não é analítico, quantitativo. Então, saber o histórico desse gestor também importa.

Além disso, você também deve balancear fundos diferentes, com estratégias diferentes e níveis de risco diferentes. E respeitar sempre o seu perfil. Portanto, na hora de investir utilizando fundos de investimento, respeite seu perfil e escolha bons gestores. Seu patrimônio agradece.

Assessora Mariana Hauer - @marianahauer
Sócia da GR Capital com escritório em Assis e Assessora de Investimentos - BTG Pactual
Rua José Vieira da Cunha e Silva, 260, Assis SP, 19800-140, Brasil
Fale com ela: 18 99793-0661


Divulgação - Mariana Hauer
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM