Buscar no site

Como ficam os investimentos em renda fixa com a Selic a 12,75% ao ano?

COLUNISTA - Mariana Hauer

Divulgação - Mariana Hauer

  • 11/05/22
  • 16:00
  • Atualizado há 101 semanas

Por Mariana Hauer - @marianahauer

Com mais um aumento da Selic na última reunião do Copom no final do mês de abril, as taxas de rendimento de títulos de renda fixa também mudam, quando estamos falando de títulos pós fixados. Os títulos pós fixados são aqueles que rendem um percentual do CDI, que é a taxa mais usada nas comparações entre investimentos em renda fixa e também um benchmark (uma taxa de referência) para os investimentos em geral, e que anda muito próxima da Selic Meta, que é a taxa de juros básica determinada pelo Banco Central do Brasil.

Quando falamos em títulos de renda fixa pós fixados, estamos dizendo que esses títulos rendem um percentual da taxa de referência. Por exemplo: CDB (que é o tipo do investimento) que rende 108% do CDI (que é a taxa de referência), com vencimento para 1 ano. Como fazemos essa conta? Suponha que hoje o CDI está 12,65% ao ano. Se o CDB em questão oferece uma taxa de 108% do CDI, a conta será: 1,08 x 12,65% = 13,66% ao ano.

Vale notar que se tivermos uma circunstância de aumento de juros, o seu investimento também aumentará a rentabilidade e, da mesma forma, se observarmos uma queda de juros, ele também acompanhará. Investimentos em renda fixa pós fixados - esta que acabamos de mostrar acima - são os investimentos com menos risco e são indicadas para quem começou a investir agora. Exemplos de renda fixa pós fixados são Tesouro Selic, Fundo DI com taxa de administração zero, CDBs com liquidez diária pós fixados.

Lembrando que este tipo de rentabilidade não é a única disponível: temos títulos pré-fixados e indexados ao IPCA também. Os títulos pré-fixados são os investimentos em que você já sabe exatamente o quanto seu dinheiro irá render até o final do período e os indexados à inflação dependem de quanto a inflação irá ficar. Assim como os pós fixados, esses investimentos corrigem a inflação (IPCA) e pagam ainda uma taxa fixa, além da inflação.

Divulgação - Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Divulgação
Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Divulgação

Assessora Mariana Hauer - @marianahauer

Sócia da GR Capital com escritório em Assis e Assessora de Investimentos - BTG Pactual

Rua José Vieira da Cunha e Silva, 260, Assis SP, 19800-140, Brasil

Fale com ela: 18 99793-0661

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais