26 de Maio de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Como Investir em Fundos de Investimento

COLUNISTA - Mariana Hauer

*Por Mariana Hauer - @marianahauer

Hoje vou falar sobre uma forma de investir que eu gosto e indico muito. Mas tambem vou te ajudar a entender melhor do que se trata, porque são vários aspectos a se observar antes de começar a investir nos conhecidos Fundos de Investimento. Primeiro, vamos aprender o que é um Fundo de Investimento. Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio, destinado à aplicação em ativos financeiros. Não ajudou? Vou te explicar!

Imagina você com mais várias pessoas que tem um dinheiro guardado e vocês não sabem muito bem o que fazer com ele. Mas vocês querem diversificar (mesmo sem saber muito bem como fazer isso), estão dispostos a assumir um pouco de risco. Então você resolve pagar para alguém fazer isso por você, mas alguém que só faz isso, que tem uma equipe especializada e que entende realmente do mercado.

É mais ou menos assim que funciona um fundo de investimento: você coloca um certo valor nas mãos de um gestor (e de uma equipe) para tomar conta do seu dinheiro.

Divulgação - Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Reprodução
Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Reprodução


E por que eu gosto dessa ideia? Eu gosto justamente porque é uma forma de diversificação só de se escolher 1 fundo de investimento: se você escolheu um fundo multimercado, o gestor tem inúmeras possibilidades entre mercados distintos, inclusive, para a alocação desse dinheiro: câmbio, juros, ações nacionais e internacionais... Caso você escolha um fundo de ações, o gestor escolherá uma variedade de ações que ele acompanha de perto por você. Mas aqui vai uma ressalva: cuidado na escolha dos fundos de investimento. E aqui é que mora o perigo!

CUIDADO COM:
1. as taxas de administração e performance. Veja se as taxas dos fundos acompanham, ao menos, o que é cobrado no mercado.
2. Verifique a consistência dos retornos (o histórico), mas lembre-se sempre que RETORNO PASSADO NÃO É GARANTIA DE RETORNO FUTURO!
3. Conheça a estratégia do fundo, quem é o gestor, como ele pensa, qual a classificação de risco desse fundo. Hoje, com internet, você consegue assistir lives, ler artigos, até mesmo conversar com as gestoras responsáveis antes de fazer a sua escolha.

*Assessora Mariana Hauer* - @marianahauer
Sócia da GR Capital com escritório em Assis e Assessora de Investimentos - BTG Pactual
Rua José Vieira da Cunha e Silva, 260, Assis SP, 19800-140, Brasil
Fale com ela: 18 99793-0661

E você? Já investe em Fundos de Investimento?

Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM