30 de Junho de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

"Desenrola, bate e joga de ladin"

COLUNISTA - Michele Orsi

*Por Michelle Orsi*

Nada como uma tendência do momento em uma das redes sociais mais utilizadas do Brasil, o Instagram, para abrirmos os olhos para a língua portuguesa. A "trend", como é chamada, traz uma dancinha em que a pessoa interpreta a música "desenrola, bate e joga de ladin". Sim, LADIN! Mas, não é sobre a forma como a palavra "ladinho" foi escrita que eu vim conversar com você.

O assunto da coluna de hoje é desenrolar a língua portuguesa, mais precisamente duas expressões do nosso idioma.

Divulgação - Michelle Orsi, empresária e professora de língua portuguesa - Foto: Divulgação
Michelle Orsi, empresária e professora de língua portuguesa - Foto: Divulgação


Se você já precisou escrever um texto para uma prova ou para uma vaga de emprego ou, até mesmo, para responder uma mensagem por escrito, então, com certeza, você já esteve enrolado na dúvida sobre qual expressão usar - "SE NÃO" ou "SENÃO".

As expressões SENÃO (escrito junto) e SE NÃO (escrito separado), apesar de terem o mesmo som, têm significados totalmente diferentes o que pode levar seu leitor ao erro de compreensão textual. Isso porque, essas expressões são utilizadas em enunciados diferentes.

SENÃO estabelece uma relação de OPOSIÇÃO, ou seja, de algo contrário, por exemplo: "Nada fazia senão estudar.". Essa expressão tem o significado de "exceto", "a não ser" - "Nada fazia a não ser estudar". Assim, quando for escrever um texto, uma carta, um e-mail, uma redação, um bilhete, em que você quer dar o sentido de CONTRÁRIO, MAS, A NÃO SER, EXCETO ou OBSTÁCULO - "Não encontrei um senão sequer" -, use SENÃO tudo junto.

SE NÃO estabelece uma CONDIÇÃO, mais conhecida como conjunção condicional. Ok, vou facilitar sua vida. Conjunção é a palavra que faz uma ligação entre duas frases ou entre termos da oração. Logo, SE é uma conjunção, mas para ter o sentido condicional, esse SE deve vir acompanhado do advérbio NÃO: "Se não estudar, não será aprovado." Por esse motivo, quando quiser passar o sentido de condição, escreva SE NÃO separado.

Agora que você já desenrolou essas expressões tão iguais, mas tão diferentes, e jogou de "ladin" o português errado, é só sair por aí colhendo os frutos do uso correto da língua. Afinal, escrever bem, que mal tem.

Até a próxima.

Serviço
Michelle Orsi - Redação
Avenida Marechal Deodoro, 751, Centro
WhatsApp: (18) 99623-9832
Instagram: @miorsiredacao
Divulgação - Michele Orsi
Michelle Orsi
Empresária, professora de língua portuguesa, formada pela UNESP/Assis, mestre em redação e especialista no ensino e correção de redação.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM