Buscar no site

É...parece que conseguimos mudar o planeta

  • 12/11/13
  • 09:00
  • Atualizado há 541 semanas

*Thiago Hernandes de Souza Lima,

Está a cada dia mais comum nos diferentes meios de comunicação lermos, ouvirmos, assistirmos notícias sobre o "temido" aquecimento global. Mas o que é isso? O que isso representará para a humanidade e demais espécies que habitam o nosso planeta. Mas antes de explicarmos mais sobre isso, vamos relembrar alguns atos que marcaram a intervenção do homem sobre a Terra.

Ao longo de sua história enquanto ser social, o homem sempre pautou suas ações numa relação de tentativa de controle e dominação sobre os elementos da natureza. Esse fato, é perceptível em diferentes momentos e contextos. Primeiro veio a domesticação de animais e plantas, que favoreceram o desenvolvimento da agricultura, que foi fator fundamental para passarmos da fase nômade para a de sedentários. Após esse momento, a humanidade passou por uma seqüência espetacular de ações que mudaram a face do planeta, e que nenhuma outra espécie vida foi capaz de fazer.

E foi assim que as coisas foram evoluindo, que as primeiras máquinas foram surgindo, que o consumo foi aumentando, e assim, a natureza passou a ser a cada dia mais exigida e controlada pelo homem.

Pobre homem, achou que fosse capaz de controlar a natureza. Se esqueceu que é apenas mais um agente altamente dependente dela. Mas por não considerar esse fato, passou a não cuidar bem de elementos fundamentais para a sua sobrevivência e com isso, passou a emitir toneladas extras de carbono na atmosfera, esgotos nas fontes de água até então potável, lixo em locais inadequados e sem tratamento, isso sem falar nas queimadas e desmatamentos pastagens e para o plantio de cereais que em muitos casos não são utilizados para a alimentação humana. Não estou aqui querendo dizer que não deveríamos intervir na natureza, mas que essa intervenção fosse de forma mais racional e que respeitasse os limites de equilíbrio da natureza.

E é nesse contexto que a atual situação de aquecimento global começou a figurar-se no nosso cotidiano. Para alguns cientistas, a temperatura do planeta poderá subir até 6º C até o final deste século, mas o que isso efetivamente representará para nós?

Uma coisa é certa, muitas serão as conseqüências para a humanidade. Dentre estas, podemos citas o descongelamento das grandes calotas polares, aumento do nível dos oceanos, diminuição da biodiversidade, diminuição da capacidade planetária de "seqüestrar" carbono, aumento do período de secas e de tempestades em algumas regiões, enfim, muitas serão as conseqüências e maiores serão os desafios para tentar reverter ou até mesmo minimizar esses males.

Após essa breve contextualização, vem a seguinte pergunta: o que posso fazer em meu dia-a-dia para tentar reverter esse quadro tão tenebroso e de incertezas em relação ao futuro. A resposta é simples, porém complexa.

Entre as ações que podemos fazer em nosso dia-a-dia para tentar minimizar os efeitos das mudanças climáticas, podemos citar: uso racional da água, reduzir o consumo descartava e encaminha-los para a reciclagem via catadores e cooperativas, uso racional dos automóveis e optar sempre pelo transporte coletivo e por fontes renováveis de energia, diminuição do consumo de energia elétrica, enfim, essas são algumas mudanças que as pessoas podem fazer em seus cotidianos que trarão benesses à atual situação ambiental de nosso planeta.

Deste modo, é notório que a situação não é de fácil reversão, mas se cada um fizer bem o seu papel, certamente poderemos continuar acreditando em um futuro para o planeta que a nossa casa comum, com mais equilíbrio ambiental e justiça social

*Thiago Hernandes de Souza Lima, professor e vereador no município de Assis. Graduado em Geografia pela Unesp -Pres. Prudente e Mestre em Análise Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá-PR.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também