Buscar no site

Emagrecimento: exercício é a melhor estratégia?

COLUNISTA - Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 21/08/22
  • 08:00
  • Atualizado há 83 semanas

Muitas pessoas de diferentes gêneros procuram profissionais de Educação Física em busca de emagrecimento ou perda de peso.

Vários são os nomes dados ao mesmo objetivo, porém, há algumas diferenças nas nomenclaturas e hoje vamos esclarecer as citadas acima e ainda verificar se o exercício físico é a melhor estratégia para chegar no tão "sonhado" emagrecimento.

Dizer apenas perda de peso, é uma forma equivocada de dizer sobre emagrecer, pois há diversas formas de se perder peso como: desidratação, um desconforto gastrointestinal, enfim, e sabemos que não é um método nem saudável, nem eficaz para este objetivo.

Você pode perder peso e não emagrecer, assim como também pode emagrecer sem perder peso. Assim, fica claro que definitivamente não são a mesma coisa. O nome ideal para emagrecimento, a melhor colocação, vamos dizer assim, seria a redução do percentual de gordura, esse seria o nome mais apropriado quando queremos falar sobre o EMAGRECIMENTO.

Quando falamos sobre redução de percentual de gordura, falamos em perder o excesso de gordura, ou ainda a gordura excedente, aquela da qual não precisamos para viver e que traz riscos para nossa saúde.

Quando falamos em perder peso, podemos perder água, sais minerais e vitaminas, dentre outras coisas, mas também podemos perder massa muscular. Não queremos e nem podemos perder músculos, eles são essenciais para a manutenção do nosso peso, e quando falamos perder peso podemos perder sim músculos, e aí não faz sentido falarmos em saúde, pois perder nossa tão almejada massa magra, além de não nos fazer emagrecer pode até ser perigoso. Mas onde entra o exercício nessa conversa?

Bom, a parte boa começa exatamente quando falamos dos músculos, o exercício isolado, sem acompanhamento nutricional, não fará você emagrecer, ele sozinho, não fará milagre nenhum, porém, a boa notícia é que sim, ele terá grande ajuda no PROCESSO de emagrecimento, e então tal busca pelo exercício começa a fazer sentido para este fim.

O exercício físico ajuda a criar um déficit calórico pelo aumento do gasto calórico. O exercício combinado com dieta maximiza a perda de gordura e minimiza a perda de tecido magro.

Comparado à gordura, o tecido muscular é mais ativo metabolicamente e usa mais calorias em repouso, por isso nos utilizamos do termo que exercício físico emagrece.

Divulgação - Cláudia Bueno - educadora física - Foto: Divulgação
Cláudia Bueno - educadora física - Foto: Divulgação

Agora que você já sabe, vamos juntos começar a nos mexer, independente do seu objetivo, o importante é procurar algo que lhe agrade e que realize com prazer. Procure ajuda de um profissional capacitado e CORAGEM: amanhã é segunda-feira!!!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também