Buscar no site

Enriquecer é difícil

COLUNISTA - Mariana Hauer

Divulgação

  • 14/01/22
  • 13:00
  • Atualizado há 114 semanas

*Por Mariana Hauer - @marianahauer

Há estudos que dizem que há 3 coisas realmente difíceis para se fazer: guardar dinheiro, emagrecer e estudar. E por que essas coisas são tão difíceis de serem feitas? Porque o benefício que será gerado a partir dessas ações está no futuro.

Como assim? Ninguém faz dieta porque gosta de fazer a dieta em si. A mesma coisa acontece com guardar dinheiro e estudar. Fazemos dieta porque queremos perder peso e ficar mais saudáveis; guardamos dinheiro para ter uma velhice mais tranquila ou porque queremos realizar um sonho, como comprar a nossa casa; estudamos porque precisamos passar numa prova, em um concurso, terminar a faculdade, etc.

E todas essas coisas envolvem um processo. Não adianta nada deixar de comer 1 dia só e esperar emagrecer 10 kg até o final da semana. A mesma coisa acontece com guardar dinheiro. Não será 1 mês economizando uma quantia que te deixará rico em 30 anos.

Divulgação - Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Reprodução
Mariana Hauer, assessora de investimentos - Foto: Reprodução

Quando falamos em guardar dinheiro, é difícil começar e, mais difícil ainda continuar até que isso se torne hábito e você tenha disciplina, porque você não vê o resultado das suas ações na mesma hora. Por exemplo, quando você quer ligar a televisão, você só aperta o botão e você consegue imediatamente o que você quer, que é ligar o aparelho. No entanto, guardar dinheiro requer mais dedicação e, principalmente, tempo. E você não verá o resultado na mesma hora.

Portanto, é muito mais fácil desistir e achar que não está dando certo. Também por isso, ou pelo menos este deve ser um dos motivos, que as pessoas procuram o caminho mais fácil. Querem a ação do momento, aquela que vai subir mais de 100%, querem Bitcoin porque olham o histórico passado que deu um ganho fenomenal. E outras vezes as pessoas caem até em pirâmides, em esquemas fraudulentos que prometem ganhos altos. Ou seja, querem o caminho mais curto.

No entanto, o atalho, se der dinheiro, terá um risco muito grande que, às vezes, por ganância e ingenuidade, você não enxerga. Então, o melhor caminho é aceitar que não existe atalho, que realmente não é fácil, mas que é possível. E, por ser difícil, não trate seu dinheiro e seu patrimônio com desleixo. Estude, compare rendimentos e riscos e, se possível, conte com a ajuda de um profissional que possa te ajudar a crescer e preservar seu patrimônio. Mas entenda, sim, pelo menos, os principais aspectos do seu investimento.

*Assessora Mariana Hauer* - @marianahauer

Sócia da GR Capital com escritório em Assis e Assessora de Investimentos - BTG Pactual

Rua José Vieira da Cunha e Silva, 260, Assis SP, 19800-140, Brasil

Fale com ela: 18 99793-0661

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também